Quando vai começar o Conclave, eleição secreta que irá escolher o próximo Papa?

Gente, estou aqui procurando uma opção de almoço bem gostoso no Ifood, quando recebo uma mensagem da minha amiga do Leme falando sobre o Conclave.

A eleição secreta que vai eleger o próximo papa, chamada de conclave, irá acontecer na Capela Sistina, no Vaticano. O Diretório de Museus e Herança Cultural já comunicou que o edifício será fechado ao público a partir do dia 28 de abril.

Segundo as regras do Vaticano (desde 1996), o conclave para elegar o sucessor do Papa começa entre 15 e 20 dias, após os nove dias de luto pela morte do papa. A previsão é que o conclave comece entre os dias 6 e 11 de maio. Mas, existe uma regra implementada no ano de 2013 que permite a antecipação caso todos os 135 cardeais eleitores estejam no Vaticano – sete deles são brasileiros.

De acordo com a tradição, a eleição do novo Papa começa com uma missa na Basílica de São Pedro conhecida como Missa Pro Eligendo Pontifice, onde todos os cardeais devem estar presentes. E nesse mesmo dia, já começam as votações, sendo que são quatro por dia.

Em seguida, cada cardeal vai preencher uma cédula com o nome do candidato e depois os votos são contados e queimados. A decisão será anunciada com a fumaça branca e o toque dos sinos da Basílica de São Pedro. Caso a decisão ainda não foi tomada, a fumaça é preta. Para um novo papa ser eleito, ele ter recebido dois terços dos votos.

Após o terceiro dia, é feita uma pausa de 24 horas para orações. Se os cardeais não conseguirem tomar uma decisão depois de 34 votações, há um “segundo turno” entre os dois candidatos mais votados da última rodada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.