China quer que veículos elétricos sejam principal segmento de venda de carros novos até 2035

O governo chinês anunciou nesta sexta-feira, 25, um plano para transformar os veículos elétricos (EVs) no “principal segmento de vendas de carros novos” até 2035, além de expandir a infraestrutura de transporte sustentável e os sistemas de energia renovável. A medida, divulgada pelo ministério dos Transportes, visa reforçar o compromisso do país com a transição verde no setor, diz o texto.

Segundo comunicado, o plano prevê um aumento no suporte financeiro, com a mobilização de “títulos de dívida de governos locais, empréstimos verdes, títulos verdes e linhas de crédito para inovação tecnológica e modernização”. O objetivo, de acordo com o governo, é garantir recursos para projetos sustentáveis, alinhando-se às metas de neutralidade de carbono da China. “Até 2035, os veículos puramente elétricos devem se tornar a principal escolha nas vendas de automóveis novos”, destaca o documento.

Além disso, a China planeja alcançar “a aplicação em larga escala de caminhões pesados movidos a novas energias” e criar “um sistema de abastecimento de combustível verde para o setor de transportes” até o mesmo ano. O texto ainda enfatiza a necessidade de avançar no “desenvolvimento e utilização de energia limpa” em infraestruturas como ferrovias, rodovias e portos.

Para acelerar a descarbonização do setor, o governo chinês incentivará o uso de “veículos de nova energia, embarcações verdes e de baixo carbono, aeronaves de nova energia, além do desenvolvimento ecológico dos serviços postais e de entrega expressa”. O plano também menciona a integração entre fontes renováveis e redes de transporte para chegar a uma maior eficiência energética.

 

Estadão conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.