e-Book “Cozinhas de Beira de Rio do Sul de Minas” será lançado na Flipoços

imagem do whatsapp de 2025 04 25 à(s) 13.19.19 9c01e8cd

“Mais do que uma seleção de receitas à base de peixes de rio, este e-book é um registro da cultura alimentar como importante elemento da formação da identidade sul-mineira.

É resultado de uma expedição que buscou valorizar, preservar e promover a gastronomia regional, destacando saberes e tradições culinárias de populações ribeirinhas, especialmente dos municípios de Pouso Alegre, Silvianópolis, Paraguaçu e Careaçu.”

imagem do whatsapp de 2025 04 25 à(s) 13.19.18 14aeb68a

Capa do e-Book

 

Esse texto está  na apresentação do e-book, resultado de uma expedição culinária, projeto de autoria da jornalista Ana Beraldo e do turismólogo Rafael Huhn, com lançamento neste domingo – 27 de abril – na Flipoços – Feira Literária Internacional de Poços de Caldas. A apresentação está inserida  em um dos paineis do Ciclo  Comida Mineira, com coordenação da Frente da Gastronomia Mineira e do Circuito Turístico Caminhos Gerais.

O projeto foi viabilizado com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

 

A FALA DOS AUTORES

Ana Beraldo conta  que o projeto  foi gestado a partir de sua vivência, quando criança, nas proximidades do rio Sapucaí. “Desses tempos, minha memória afetiva quase sempre me transporta para o cuscuz de mandi que minha mãe fazia. A receita era saborosa, mas o mais marcante era o modo de preparo – um ritual ao mesmo tempo simples e complexo, sob o olhar curioso dos filhos.”

E continua: “A receita de cuscuz não foi escolhida apenas para compor o e-book. Ela foi a inspiração para este projeto construído por mim e Rafael Huhn, que também tem raízes ancestrais nesse universo rural. E a significância de tudo isso é minha mãe, Suzana! Aos 85 anos, ela continua sua lida laboriosa, serena, risonha e resiliente”.

Rafael Huhn,  também  pesquisador da culinária mineira, tem uma relação afetiva  com o campo. Passava suas férias no sítio dos avós, no bairro Cristal, em Pouso Alegre, próximo ao rio Sapucaí. O  ensopado de mandi, de autoria de sua avó Alice Huhn, que integra as receitas deste e-book,  faz parte de suas memórias olfativas desses tempos.  Relata ele: “A relação da minha avó Alice com a roça, o fogão, o forno, as quitandas, os quitutes e, sobretudo, com as comidas de mutirão, nasce da paixão do meu avô Júlio Huhn com a roça e seu jeito de ser.

imagem do whatsapp de 2025 04 25 à(s) 13.19.19 1621c776

Alice Huhn, autora da receita Ensopado de Mandi

 

 

O ensopado de mandi nasce dessa relação, da família de muitos filhos, poucos mantimentos em casa e da fartura do peixe, que em período de enchente se tornava ainda mais abundante”.

Para encerrar, ele faz uma homenagem a sua avó e a todas mulheres:  “Dizem que cozinhar é um ato de amor. Digo mais: combater as dificuldades da roça e criar cinco filhos na fartura é só para quem realmente sabe. Minas Gerais precisa se curvar a elas, nossas mulheres, mães e avós. A cozinha de Minas é delas… das nossas mulheres!”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.