JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegaram junto de comitiva brasileira na Basílica de São Pedro para o velório do papa Francisco.
A ex-presidente Dilma Rousseff também estava presente. Dilma não faz parte da comitiva oficial brasileira e foi a Roma na condição de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics.
Há uma fila paralela à de fiéis para autoridades velarem o corpo do pontífice.
A visita da comitiva brasileira durou cerca de 30 minutos, contando os deslocamentos de ida e volta à embaixada do Brasil em Roma. O trajeto foi feito com batedores correndo ao lado do veículo, e Lula não parou para conversar com dezenas de brasileiros à espera na porta da embaixada.
Na comitiva presente na basílica estavam também os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), além dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, entre outros ministros e parlamentares.