O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, visitou nesta quarta-feira (22/4), as obras de requalificação do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no bairro Conjunto Ceará. As intervenções, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), contemplam a modernização da estrutura física do equipamento, incluindo revisão elétrica, hidráulica e hidrosanitária.
A iniciativa visa proporcionar mais conforto e segurança para pacientes e profissionais, diante da precariedade e das condições insalubres da estrutura física. Além disso, a administração municipal tem como objetivo reabrir por completo o hospital, que foi fechado em gestões anteriores, incluindo, nesta nova fase, a oferta de clínica médica. Com a obra, os leitos serão ampliados de 80 para 136.
“Há um mês, tomamos a decisão de interditar este equipamento, tendo em vista o risco que ele representava para os pacientes que buscavam o hospital. Fizemos um compromisso com os moradores desta região de fazer uma grande reforma e entregar para a população. Hoje, estou aqui reafirmando o meu compromisso. Com muito trabalho, dedicação e transparência, estamos transformando Fortaleza”, celebra Evandro Leitão.
Atendimentos
Para garantir o atendimento à população, os serviços do HNSC foram transferidos para outras maternidades municipais, como o Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) e os Hospitais Distritais Gonzaga Mota, localizados nos bairros Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra), José Walter (Gonzaguinha do José Walter) e Messejana (Gonzaguinha de Messejana).
Infraestrutura
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, André Daher, o HNSC contava com mais de 4 mil m² de área inutilizada, apresentando riscos para profissionais e pacientes. Dos mais de 5.600 m² do hospital, apenas 1.300 m² estavam sendo utilizados e necessitavam de reparos nunca realizados.