Itajaí no contexto de uma multinacional presente em sete países

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de Itajaí é oficialmente considerada a capital nacional da pesca. Com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o município está entre as 25 cidades mais ricas do Brasil, ocupando a 23ª posição, com R$ 47,7 bilhões. Com o resultado, a cidade é reconhecida como a 3ª maior economia do Sul e o 4º município em território nacional com maior aumento na economia, segundo o levantamento, atraindo, assim, grandes empresas multinacionais que buscam regiões prósperas.

É o caso da Nauterra, empresa de origem espanhola presente em sete países, entre eles o Brasil, detentora da Gomes da Costa, líder no setor de pescados e presente em território nacional há 70 anos. A companhia possui duas fábricas localizadas em Itajaí (SC), uma de alimentos, que produz aproximadamente 2 milhões de produtos por dia, entre atum, sardinha, food service, patês e saladas, e outra de embalagens, responsável pela produção de, em média, 75 milhões de latas e tampas por mês, além de um centro de distribuição. Somando os três, a empresa ocupa a posição de maior empregadora privada de Itajaí. 

O título se dá ao fato de que a Nauterra gera mais de 3 mil empregos diretos à população local, número expressivo, pois, somando os mais de 5 mil funcionários da companhia distribuídos no Brasil, Espanha, Itália, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Argentina, 60% das contratações estão em Itajaí (SC). Também são gerados mais de 7 mil empregos indiretos em todo o estado catarinense. 

Com isso, visando o futuro da cidade, a empresa impulsiona o desenvolvimento dos jovens da comunidade local, incentivando a formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho por meio dos programas de estágio e a realização de workshops e eventos de conscientização profissional. Entre os trabalhos já executados, está o evento intitulado “Transformar”, em parceria com a escola estadual Afonso Niehues, de Itajaí, e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), no qual mais de 100 adolescentes participaram de uma conferência onde foram abordados assuntos como a importância de concluir os estudos, as diferentes opções de carreira, como elaborar um currículo, entre outros temas pertinentes dentro desse mesmo universo. 

A presença de uma multinacional em uma cidade próspera como Itajaí é essencial para o desenvolvimento da região, não só pela geração de empregos, mas também pela significativa arrecadação fiscal que proporciona ao Estado e ao município. A Nauterra, por exemplo, contribui anualmente com cerca de R$ 40 milhões em impostos, recursos fundamentais para o aprimoramento da educação, saúde, infraestrutura e segurança da comunidade. 

Para além do mundo corporativo

Atenta com o meio ambiente e qualidade de vida da população local, a Nauterra soma uma série de ações já desenvolvidas e conta com metas a serem atingidas que têm como objetivo promover um ambiente saudável e uma sociedade assistida em Itajaí (SC).  

Na pauta meio ambiente, mais de 90% do atum inteiro nacional utilizado pela companhia é da pesca unitária, eliminando o risco de pesca acidental de outras espécies. No mais, todos os fornecedores de matéria-prima da Nauterra participam do Sistema de Compra Responsável, garantindo a responsabilidade socioambiental da cadeia de fornecimento. Para 2025, a companhia tem a meta de atingir 100% dos lombos de atum certificados como sustentáveis. 

No paralelo, pensando no bem-estar da população da região, a Nauterra apoia entidades locais e faz parte de movimentos e associações, estabelecendo alianças com organizações, autoridades, representantes e líderes locais para entender melhor as necessidades e desafios da comunidade, com o objetivo de alinhar as ações da companhia com as expectativas e interesses das partes, maximizando assim seu impacto positivo. Essas ações são realizadas pelas diferentes empresas que compõem a organização e pela Fundação Luis Calvo Sanz. É possível afirmar que, em 2023, o investimento nessa frente aumentou mais de 30% em relação ao ano anterior, atingindo € 677.105, que equivale a aproximadamente de R$ 4 milhões de reais, sendo um terço do investimento feito no Brasil, mais especificamente em Itajaí. 

Ainda em prol da sociedade local, a companhia vem promovendo anualmente ações de voluntariado, entre elas a campanhas do agasalho, o Dia das Crianças e o Natal Solidário, que já beneficiaram mais de 1 mil famílias com a doação de roupas, livros e brinquedos. Além disso, periodicamente são realizados projetos e eventos socioambientais patrocinados via leis de incentivo à cultura, esporte, infância e adolescência e lei do idoso, impactando positivamente na qualidade de vida da comunidade, como os projetos: “Em Cena Brasil”, a “Orquestra Filarmônica SCAR”, o “Natal Encanto Itajaí”, o “Espetáculo Brincante”, a escola de surf e as aulas de handebol.

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