Previsão do tempo: chuva forte avança sobre o Centro-Sul do país

Chuva forte avança por boa parte do paísFernando Frazão/Agência Brasil

Chuvas fortes avançam sobre o Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (24) levando instabilidade para quase todas as regiões. Todos os estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além da maior parte do Nordeste estão com alerta de perigo potencial para temporais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta laranja, de perigo para chuva forte, é visto em São Paulo, Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, assim como no norte do Maranhão e Amapá. As precipitações podem ser localmente volumosas, entre 50 e 100mm de água.

De acordo com a Metsul Meteorologia, a instabilidade vai acompanhar uma área de baixa pressão em altitude que provocará chuva forte ainda no Norte da Argentina e no Paraguai. 

Tempo instável

Em amarelo, áreas com perigo potencial de chuvas fortes; em laranja, alerta de perigo definido pelo InmetReprodução/INMET

As chuvas devem avançar no decorrer desta quinta de Oeste para Leste, afetando partes do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O mapa de risco, definido pelo Climatempo, indica perigo para tempestades severas principalmente no sul do Mato Grosso do Sul e no Paraná. Há possibilidade de chuva volumosa acompanhada de rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e queda de granizo.

Apesar da grande área que pode ser afetada, a chuva deve cair moderadamente na maioria dos locais previstos. Esta é uma época do ano em que a instabilidade deveria estar diminuindo e atuando com menos frequência no Centro do país por conta de a estação chuvosa estar perto do fim, mas não é o que vem ocorrendo, explica a Metsul.

Chuva volumosa na sexta

Na sexta-feira (25), ainda se espera chuva em vários pontos do Mato Grosso do Sul, Paraná e no estado de São Paulo, ainda podendo ocorrer precipitação localmente volumosa. São esperados volumes altos de chuva na região metropolitana de São Paulo entre os dois dias.

A nova onda de instabilidade está se formando por causa da grande quantidade de umidade que vem da região norte do Brasil, no qual o ar úmido se encontra com uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Além disso, os ventos mais fortes nas partes altas da atmosfera ajudam a criar as condições ideais para a formação de nuvens carregadas e chuvas fortes.

Como o solo já está encharcado pelas chuvas recentes, o novo volume pode aumentar o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas mais vulneráveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.