CAROLINA FREITAS
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quarta-feira (23), ordem de serviço para implantação de drenagem pluvial nas QI 28, QL 28 e Avenida das Copaíbas, do Lago Sul. Na ocasião, também foi entregue, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a obra de drenagem da QL 14 da região.
Apenas na obra da QL 14, o GDF investiu R$21,2 milhões. No local, foram implantados 600 mm a 1500 mm de redes, túnel liner, dissipador e recuperação asfáltica. O novo serviço, na QI 28, QL 28 e Avenida das Copaíbas, custará R$13,2 milhões. Nas quadras serão implantadas 500 mm a 1750 mm de redes, túnel liner, plantío de grama, recomposição de calçadas e asfalto, além de Unidades de Qualidades de Água (UQAs) – que funcionam como mini bacias de contenção da água das chuvas.
A previsão é que a obra seja entregue em 240 dias (oito meses). Conforme informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), os serviços foram objeto de demandas advindas dos moradores da QI e QL 28, representados pela Associação dos Moradores da SHIS QI e QL 28, intitulada Amor 28. A região concentra trechos de considerável declividade, o que contribui com o assoreamento do Lago Paranoá. No período chuvoso os moradores sofrem com recorrentes alagamentos que geram prejuízos de ordem financeira e ambiental.
“Nós tínhamos dois problemas graves de drenagem no Lago Sul, um na QL 14 perto da delegacia onde todos os anos tinham enchentes graves e na QI e QL 28. Esses dois problemas serão sanados até o final do nosso governo. Queremos entregar essa obra rápido visto que é uma obra que exige poucas intervenções de trânsito, ela será feita de forma subterrânea e com isso acabamos com os dois problemas que tinham de enchentes no Lago Sul”, destacou Ibaneis.
O governador ressaltou que as obras de drenagem são essenciais para a qualidade de vida da população do DF. “Vamos ampliar essas drenagens, principalmente nas áreas mais carentes porque quando um alagamento ocorre nessas áreas as pessoas mais carentes elas acabam perdendo o pouco que conquistaram”, afirmou. Segundo o governador, o Lago Sul também terá toda iluminação pública trocada por LED até o final do ano.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, salientou que a obra de drenagem na QI e QL 28 do Lago Sul inicia imediatamente. “Estamos resolvendo um problema seríssimo, somente quem mora nesta região ou já passou por aqui sabe a intensidade das enchentes. É uma região com um declive acentuado, que desce uma enxurrada. Estamos corrigindo um antigo problema que teve uma demanda insistente da população”, disse.
Rubens Santoro Neto, administrador regional do Lago Sul, frisou que as obras resolvem problemas antigos dos moradores. “Chegamos em janeiro de 2019 no GDF e eu no Lago Sul, e a situação que encontramos foi de bocas de lobo escondidas debaixo do chão, que não tinha projeto, não sabíamos do que se tratava. Parte do Lago Sul estava sem projeto de captação de água pluvial, não tinha nada de captação e a grande parte da tubulação era insuficiente para o volume de águas das chuvas”, ressaltou.