FAB investiga queda de girocóptero que matou duas pessoas no RN

Foto:reprodução

Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), iniciou a investigação sobre as causas do acidente com um girocóptero que matou duas pessoas na Praia de Areias Alvas, no município de Grossos (RN). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23).

De acordo com o Cenipa, as equipes responsáveis já realizaram a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos do local, verificação inicial dos danos causados à aeronave — ou por ela —, além do levantamento de outras informações necessárias à apuração.

O delegado Renato Oliveira, da Polícia Civil de Mossoró, afirmou que o girocóptero era uma aeronave experimental, sem autorização para voar. Mas a Cenipa reforçou que o objetivo da investigação não é apontar culpados ou responsabilidades civis e criminais, mas sim identificar fatores que possam ter contribuído para o acidente. “Os trabalhos tem o propósito de identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo”, destacou o órgão em nota.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o girocóptero é uma aeronave com asas rotativas e depende do movimento do ar para manter-se em voo. Diferente dos helicópteros, o rotor do girocóptero gira de forma independente do motor, sendo impulsionado pelo deslocamento do ar e não diretamente pela propulsão mecânica.

A FAB informou ainda que a conclusão da investigação será realizada no menor prazo possível, respeitando a complexidade do caso e a necessidade de aprofundamento para identificar os fatores envolvidos na ocorrência.

Tribuna do Norte

The post FAB investiga queda de girocóptero que matou duas pessoas no RN appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.