Alvorada de São Jorge no Rio terá homenagem ao Papa Francisco; veja programação e interdições


Festa começa antes do amanhecer desta quarta, em bairros como Quintino Bocaiúva e Centro. Ogum é São Jorge? Ialorixá e historiador explicam a relação
O Dia de São Jorge, celebrado nesta quarta-feira (23), tem o roteiro de sempre para fiéis do Santo Guerreiro, mas será de homenagens também ao Papa Francisco, morto na segunda-feira (21) e que era xará do Santo Guerreiro: Jorge Mario Bergoglio é seu nome de batismo.
A tradicional alvorada, celebração que mistura fé, cultura popular e sincretismo religioso, leva multidão às ruas da Zona Norte do Rio antes mesmo de o sol raiar. Fiéis lotam igrejas, ruas e palcos ao som de fogos, tambores e cantigas.
A celebração reflete o sincretismo entre São Jorge, santo católico padroeiro da Cavalaria, e Ogum, orixá da guerra e do ferro no Candomblé e na Umbanda. A tradição, que ganhou força no século 20, é marcada pela resistência cultural afrobrasileira e pela integração entre religiões.
Multidão na Rua Clarimundo de Melo para a festa de São Jorge em 2024
Reprodução/TV Globo
O g1 preparou um material com a programação das três principais igrejas da cidade que contam com grandes festas em homenagem a São Jorge:
Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, Centro da cidade;
Igreja Matriz São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, 769, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio;
e a Paróquia São Jorge, na Rua Adolfo Konder, 141, Realengo, também na Zona Norte.
Confira a programação de cada uma e também as interdições estabelacidas pela prefeitura para receber as celebrações.
Quintino
Fiéis celebram o Dia de São Jorge na Igreja Matriz, na zona norte do Rio de Janeiro, nas primeiras horas desta segunda-feira. data faz parte do calendário oficial da cidade e é feriado desde 2008. O auge das celebrações na madrugada é a missa da alvorada, com uma tradicional queima de fogos às 5h
J Ricardo/Agência Freelancer/Estadão Conteúdo
A festa na Igreja Matriz São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, 769, começa às 4h30, com a primeira missa às 5h. A cerimônia conta com intensa queima de fogos.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro anunciou que 600 drones estavam planejados para desenhar São Jorge e o dragão no céu de Quintino, Zona Norte do Rio. Porém, com a morte do Papa Francisco, o show de luzes foi cancelado.
Em vez disso, haverá a uma homenagem ao Santo Padre: um telão, onde serão exibidos trechos de discursos do Papa Francisco em sua passagem pelo Rio na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
As missas em homenagem a São Jorge acontecem de hora em hora, até as 16h. Nesse horário, os fiéis realizam uma procissão com a imagem do Santo Guerreiro.
Centro
Fiéis lotaram a missa solene em homenagem a São Jorge que aconteceu às 5h
Reprodução/ TV Globo
A Igreja de São Jorge, localizada na Praça da República, no Centro da cidade, estará aberta para visitação das 4h às 18h.
Normalmente, às 4h da manhã, uma imensa fila já começa a se formar na região para a visita à imagem histórica de São Jorge, um dos momentos mais emocionantes da festa.
A partir das 4h30, o palco da Avenida Presidente Vargas já começa com sua programação. Um primeiro momento de oração será seguido das honras militares e da Alvorada Solene de São Jorge, marcada para as 5h.
Das 7h às 16h, a igreja realizará missas de hora em hora para celebrar o dia de São Jorge. Às 18h, o encerramento das atividades do dia será com a missa solene, celebrada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta.
Todo o evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da Igreja de São Jorge RJ.
Realengo
Em Realengo, a Paróquia São Jorge, localizada na rua Adolfo Konder, 141, a festa começa mais cedo, à 0h do dia 23, com a missa da virada. Às 5h, como já é tradição, tem início a alvorada.
As missas no local são de hora em hora até as 16h. Ao longo do dia, a paróquia também organiza uma feijoada e uma roda de samba.
Feijoadas em homenagem ao Santo Guerreiro
Entre missas e procissões, outra tradição que se fortalece a cada ano são as feijoadas em homenagem a São Jorge.
Em diversas regiões, bares, escolas de samba e centros culturais preparam programações especiais para homenagear o padroeiro com rodas de samba, shows, conversas e, claro, feijoadas que reúnem devotos e festeiros num mesmo lugar. Confira aqui as opções para celebrar.
Interdições no trânsito
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), por meio da CET-Rio, informou que para minimizar eventuais impactos no tráfego das regiões que recebem os fiéis nas festas e nas procissões, a operação de trânsito contará com esquema especial, além de orientar pedestres e motoristas. Para chegar e sair desses locais, é recomendado o uso do transporte público.
Quintino
A operação especial de trânsito para a Festa de São Jorge em Quintino terá início às 10h de terça-feira (22) e vai até as 23h59, de quarta-feira (23).
Será interditada a Rua Clarimundo de Melo, entre as Rua Assis Carneiro e a Rua Bernardo Guimarães. No mesmo período, o tráfego estará fechado na Rua da República, entre a Rua Clarimundo de Melo e a Praça Quintino Bocaiúva, assim como todo o entorno da praça, exceto o trecho da Rua Nerval de Gouveia.
Os desvios dos veículos que vem da Rua Clarimundo de Melo com destino à Avenida Amaro Cavalcanti serão desviados pela Rua Bernardo Guimarães, Rua Nerval de Gouveia, Rua Elias da Silva, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti.
Já os que vem da Rua Clarimundo de Melo, com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva e Rua Nerval de Gouveia. E os procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Padre Telêmaco seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Rua Nerval de Gouveia e Rua Garcia Pires.
A partir das 16h de quarta, ocorrerá a Procissão de São Jorge. A Rua Padre Telêmaco, no trecho entre a Avenida Ernani Cardoso e a Rua Clarimundo de Melo, será interditada a partir de 15h.
Para quem vem de Cascadura pela Avenida Ernani Cardoso, com destino à Avenida Amaro Cavalcanti, deverá seguir pelo Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Euzébio de Matos, Praça dos Garis, Rua Manuel Vitorino, Praça Sargento Eudóxio Passos, Rua Clarimundo de Melo e Avenida Amaro Cavalcanti.
Já os procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino à Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Viaduto Compositor Wilson Batista (Viaduto de Quintino), Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura) e Rua Ângelo Dantas.
Centro do Rio
As vias no entorno da Praça da República serão interditadas entre 19h de terça-feira (22) e 3h de quinta (24).
Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a Rua Tomé de Souza;
Praça da República, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires.
Será invertido o sentido de tráfego da Rua Buenos Aires, no trecho entre a Rua República do Líbano e Praça da República, devendo funcionar no sentido Praça da República, das 19h de terça às 3h de quinta. A Rua do Senado também será interditada na terça-feira , das 11h às 19h, no trecho entre a Avenida Gomes Freire e a Rua dos Inválidos.
O COR informou que não haverá estacionamento para atender ao evento, que por isso, recomenda o uso do transporte público. É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região no horário da interdição.
O orientação é antecipar o horário dos deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas. E, para promover a fluidez no tráfego, é fundamental respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área.
Recreio dos Bandeirantes
Das 7h às 13h, o trânsito será interditado na Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla, entre a Avenida Gláucio Gil e o Posto 10, para missa campal.
Para a realização de procissão, serão parcialmente interditadas as seguintes vias:
Rua Humberto Cozzo, entre a Rua Carlos Galhardo e a Avenida Genaro de Carvalho;
Avenida Genaro de Carvalho, entre a Rua Humberto Cozzo e Avenida Gláucio Gil;
Avenida Gláucio Gil, entre a Avenida Genaro de Carvalho e Avenida Lúcio Costa.
Santa Cruz
As interdições para a Missa e Procissão de São Jorge em Santa Cruz começam na terça-feira (22), às 6h, e vão até 23h59 de quarta (23).
Serão bloqueadas as seguintes vias:
Rua Ferreira Nobre, entre a Rua Palmeiras e a Rua Vitor Dumas;
Rua Álvaro Alberto, entre a Rua Anchieta e a Avenida Areia Branca;
Rua Vitor Dumas, entre a Avenida Areia Branca e a Rua Vitor Dumas;
Avenida Areia Branca, entre a Rua Vitor Dumas e a Travessa Macapá.
Também em Santa Cruz, haverá procissão na quarta-feira, entre 17h e 19h. Serão parcialmente interditadas as seguintes vias durante a passagem dos fieis:
Largo do Bodegão;
Rua Álvaro Alberto;
Avenida Areia Branca
Rua São Benedito;
Rua Paolielo;
Avenida Engenheiro Gastão Rangel;
Avenida Areia Branca (volta);
Rua Auristela;
Rua Nestor;
Rua Fernanda;
Avenida Isabel;
Rua Álvaro Alberto (volta).
Realengo
Serão parcialmente interditadas as seguintes vias durante a procissão de São Jorge, na quarta-feira:
Rua Adolfo Konder;
Rua Pedro Cunha;
Rua Capitão Teixeira;
Rua Carumbé;
Rua Piraquara;
Rua Aníbal Esteves;
Rua Adolfo Konder (volta).
Ramos
O trânsito será interditado na Rua Senador Mourão Vieira, no trecho entre a Rua Uranos e a Rua Cabo Reis.
Veículos procedentes da Rua Uranos seguirão pela Rua Doutor Noguchi, Rua Cabo Reis e Rua Senador Mourão Vieira. Já os veículos procedentes da Rua Senador Mourão Vieira seguirão pela Rua Cabo Reis, Rua Doutor Noguchi e Rua Uranos.
Bonsucesso
O trânsito será interditado na Rua General Galieni, das 7h às 20h, entre a Avenida dos Democráticos e a Rua Saint Hilaire.
Veículos procedentes da Avenida dos Democráticos com destino à Rua Saint Hilaire seguirão até a Avenida Itaóca e Rua Saint Hilaire.
Penha
Entre 14h e 16h, as seguintes vias serão parcialmente interditadas para a realização de procissão:
Rua do Couto;
Rua Leopoldina Rego;
Rua Jequiriçá;
Rua Costa Rica;
Rua do Couto (volta).
Anchieta
Haverá interdição na Rua Baraúna, das 5h às 21h, no trecho entre a Rua Delfina da Cunha e a Rua Boacica.
Veículos vindos da Rua Delfina da Cunha com destino à Rua Baraúna seguirão pela Rua Fernandes Lima, Rua Boacica e Rua Baraúna.
Cachambi
Entre 7h e 18h, a Rua Ferreira de Andrade, será interditada no trecho compreendido entre a Rua Capitão Resende e a Rua Baldraco.
Engenho de Dentro
Entre 13h e 22h, será interditado ao trânsito de veículos o cruzamento da Rua Dona Eugênia com a Rua General Clarindo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.