Santa Catarina segue demonstrando força econômica no cenário nacional. Dados divulgados pelo IBGE mostram que a economia catarinense cresceu de forma consistente no primeiro bimestre de 2025, com indústria, comércio e serviços avançando acima da média nacional. O bom desempenho é atribuído ao aumento dos investimentos, à temporada de verão positiva e ao crescimento do consumo interno.
A produção industrial catarinense teve alta de 7,6% em janeiro e fevereiro, muito acima dos 1,4% registrados no Brasil. Os destaques ficam com a indústria da transformação, especialmente na fabricação de produtos de metal (21,1%) e máquinas e equipamentos (20,2%).
“Santa Catarina tem apenas 1% do território nacional, mas uma economia forte, dinâmica. Aqui tem muita gente que trabalha duro e faz esse motor girar. E o Estado tem feito o dever de casa, incentivando o crescimento de todos os setores”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Todos os 14 segmentos industriais analisados pelo IBGE registraram crescimento, incluindo os setores têxtil, de madeira, alimentos e indústria pesada, conforme destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Comércio e serviços também crescem acima da média
No comércio varejista, Santa Catarina registrou crescimento de 7,2% no acumulado de janeiro e fevereiro, contra 2,3% da média nacional. Itens como tecidos, vestuário e calçados (11,3%), móveis e eletrodomésticos (7,7%) e supermercados (6,9%) impulsionaram o bom resultado.
O setor de serviços também apresentou desempenho acima da média. O crescimento catarinense foi de 4,5%, enquanto no Brasil o índice foi de 2,6%. Os serviços prestados às famílias (12,2%) e transportes (7,8%) se destacaram.
“O consumo das famílias aumentou, impulsionado por uma elevação de mais de 14% na renda em 2024. O Governo do Estado segue investindo em infraestrutura, o que fortalece a geração de empregos e o poder de compra dos catarinenses”, reforça Dreveck.
O reflexo direto do bom momento da economia é a geração de empregos. Segundo o Caged, Santa Catarina criou mais de 50 mil vagas com carteira assinada no primeiro bimestre de 2025. A taxa de desemprego é de apenas 2,7%, a menor dos últimos 10 anos.
Atualmente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece mais de 9 mil vagas em todo o estado. Há oportunidades para diversos perfis, com ou sem experiência, nas áreas de vendas, transporte, produção industrial, agronegócio e supermercados.
The post Economia de SC segue em alta e supera média nacional appeared first on SCTODODIA.