
Dona Honorata foi resgatada de uma área atingida por deslizamentos em Bento Gonçalves em um helicóptero e, um ano depois, ganhou um passeio. Idosa ganhou promessa após ser resgatada por voluntários
Durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, Honorata Demari, então com 92 anos, embarcou pela primeira vez em um helicóptero. A idosa foi resgatada com a família em Bento Gonçalves, na Serra, uma região atingida por deslizamentos.
Contexto: o estado foi atingido por uma enchente histórica, que provocou danos em quase todos os municípios, devastou cidades da Região Metropolitana e Vale do Taquari, retirou milhares de casa e deixou 183 mortos, além de 27 desaparecidos. De todo o país, voluntários e doadores se mobilizaram para prestar ajuda aos atingidos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os voluntários que estavam na aeronave prometeram: um dia, eles iam repetir o passeio com dona Honorata, dessa vez em um contexto diferente. Quase um ano depois da enchente, a promessa se cumpriu.
“Gostei muito. Ver a cidade de Bento, que bonito mesmo. Agradecer muito, que ele foi muito querido. Que me carregou pra cá e pra lá. Muito queridos, todo mundo”, afirma Honorata.
A equipe que resgatou a dona Honorata é de voluntários. Entre eles, os amigos Rafael Carrard, piloto, Carlos Nataniel de Barros, bombeiro e Kleber de Moura, gestor em desastres, que saíram de Santa Catarina para ajudar em Bento Gonçalves.
Foi Rafael que fez a promessa para Honorata, após ela ser resgatada. O momento foi registrado em vídeo. Veja acima.
“Ela estava meio nervosa e eu tentei conversar um pouco para acalmar, fui fazer uma brincadeira com ela. E aí eu disse ‘olha, quando a senhora melhorar, quando tiver tudo melhor, todo mundo bem, eu volto aqui para te buscar para a gente fazer um passeio diferente’, sem ter que passar pelo lugar que a gente passou e da onde retiramos elas”, conta.
Um ano depois, o momento chegou. A reportagem da RBS TV acompanhou o passeio. O reencontro emocionante de Honorata com os voluntários foi minutos antes da decolagem. Veja abaixo.
RBS TV também apresenta o RBS.Doc sobre a tragédia. A equipe conversou com pessoas afetadas, voluntários, moradores que perderam tudo e familiares de vítimas. Nos locais atingidos, encontrou exemplos de solidariedade e união, que fizeram com que o estado se reerguesse após a devastação.
Resgatada durante as enchentes, idosa sobrevoa Vale do Taquari
Resgate aéreo
Honorata foi resgatada de helicóptero no dia 4 de maio de 2024, no salão da Comunidade São Gotardo Linha Demari, no interior de Bento Gonçalves, onde mora com a família.
Por conta de deslizamentos de terra, o acesso à região pelas estradas ficou impossível e a única forma de sobreviver era um resgate aéreo.
Bento Gonçalves somou mais de 100 deslizamentos de terra desde o início das chuvas no Rio Grande do Sul, no dia 1º de maio.
Após ser resgatada, dona Honorata precisou ainda ficar alguns meses fora de casa e, recentemente, conseguiu voltar para onde vive hoje com a família.
Dona Honorata ganhou passeio de helicóptero um ano após enchentes
Reprodução/RBSTV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS