O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (15/04), no Plenário 13 de Maio, oito projetos de autoria de parlamentares. Entre eles, constam matérias de reconhecimento do pão de coco como Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial do Ceará, concessão de dois títulos de Cidadão Cearense e a nomeação de equipamentos públicos estaduais.
O projeto de lei 264/2025, que torna o pão de coco Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial do Ceará, é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB). Segundo o presidente, o alimento é símbolo da identidade gastronômica do Ceará.
“O pão de coco transcende a culinária e se firma como um elo entre gerações, presente em momentos afetivos, celebrações populares, cafés em família e lanches à beira-mar. Está incorporado às tradições do nosso povo, evocando memórias afetivas e reforçando laços culturais, tanto no litoral quanto no interior do Estado”, ressaltou.
A matéria contou com a coautoria dos parlamentares Sargento Reginauro (União), De Assis Diniz (PT), Emilia Pessoa (PSDB), Danniel Oliveira (MDB), Felipe Mota (União), Guilherme Landim (PSB), Alysson Aguiar (PCdoB), Jô Farias (PT), Marcos Sobreira (PSB), Missias Dias (PT), Salmito (PSB), Simão Pedro (PSD) e Nizo Costa (PT).
Os deputados aprovaram também o projeto 79/2025, do deputado Jeová Mota (PSB). A proposta inclui o evento Tamboril Fest no Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará. Já a deputada Jô Farias (PT) teve dois projetos aprovados. O 109/2025 concede o Título de Cidadão Cearense ao delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará Leonardo D’Almeida Couto Barreto, e o 1215/2023 concede a mesma honraria à engenheira Wandy Barbosa Gadelha.
De autoria do deputado Jeová Mota (PSB), foi aprovada pelos deputados a propositura 141/2024, que denomina de Pedro Ferreira Magalhães a brinquedopraça do distrito de Betânia, no município de Hidrolândia.
Os parlamentares aprovaram o projeto 708/2024, do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que institui o Dia das Profissionais da Educação Infantil no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Ceará.
Também foi deliberado o projeto 951/2023, do deputado Fernando Santana (PT), que denomina de Sandoval Ribeiro Costa o centro de educação infantil (CEI) construído pelo Governo do Estado do Ceará no município de Barbalha. A matéria contou com emenda do autor.
Por fim, passou pelo crivo dos parlamentares o projeto de lei 1208/2023, dos deputados Manoel Duca (Republicanos) e Gabriella Aguiar (PSD), que denomina o açude Gameleira, localizado entre os municípios de Itapipoca, Trairi e Tururu, de Deputado Edísio Pacheco.
Autor: Da redação com ascom/Edição: Vandecy Dourado/foto: ascom