Médico de RR integra pesquisa que criou primeira vacina contra Chikungunya

Allex Jardim é oncologista e pesquisador na área de imunizantes (Foto: Reprodução)

A Anvisa aprovou nesta segunda-feira, 14, o registro da vacina Chikungunya recombinante atenuada, a IXCHIQ, criada pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva, para combater a doença em pessoas com 18 anos ou mais. O oncologista Allex Jardim, que atua em Roraima desde 2007, participou da terceira fase da pesquisa.

Publicado na revista científica The Lancet Infectious Disease em setembro do ano passado, a fase da pesquisa era conduzida pelo Butantan desde 2022, com 750 adolescentes de 12 a 17 anos residentes de áreas endêmicas, onde há grande circulação do vírus. Jovens de Boa Vista participaram dos testes.

Além da capital, participaram jovens das cidades de São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Laranjeiras (SE), Recife (PE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

Nesta fase, os dados mostraram produção de anticorpos em 100% dos voluntários com infecção prévia e 98,8% naqueles sem contato anterior com o vírus, no primeiro mês de imunização.

Anvisa aprovou vacina após bons resultados em testes prévios

O imunizante já foi aprovado anteriormente por autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA), para a prevenção da Chikungunya.

Para a publicação do registro da vacina, a Anvisa definiu com o Instituto Butantan um Termo de Compromisso que prevê a realização de estudos de efetividade e segurança da vacina e de atividades de farmacovigilância ativa para ampliar o conhecimento sobre o perfil de eficácia e segurança da vacina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O imunizante é uma vacina recombinante atenuada, desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas.

Segundo a Anvisa, a fabricação será feita na Alemanha, pela empresa IDT Biologika. O Butantan prevê a fabricação no Brasil futuramente.

Na manhã desta terça-feira, 15, o Ministério da Saúde anunciou que irá solicitar a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que irá avaliar a solicitação.

O que é a Chikungunya?

A Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas contaminadas do Aedes aegypti, mesmo da dengue. O vírus chegou no continente americano em 2013, ocasionando uma epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe.

No Brasil, o vírus foi confirmado em 2014, somente por métodos laboratoriais, nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente todos os estados do país registram transmissão de Chikungunya.

O post Médico de RR integra pesquisa que criou primeira vacina contra Chikungunya apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.