Foto: Ricardo Stuckert
A negociação da bilionária dívida da Venezuela com o Brasil segue empacada. E o valor do calote não para de aumentar. Só nos três primeiros meses do ano, o débito já ficou 53 milhões de dólares maior — cerca de 311 milhões de reais na cotação atual, de 5,87 reais.
No final de dezembro de 2024, a dívida somava 1,713 bilhão de dólares, incluindo juros de mora, de acordo com o Ministério da Fazenda. No dia 31 de março, último valor atualizado, estava em 1,766 bilhão de dólares. Convertidos hoje para a moeda brasileira, o rombo seria de 10,369 bilhões de reais.
Histórico da dívida
No fim de maio de 2023, quando Maduro foi recebido por Lula em Brasília com honras de chefe de Estado, a dívida era de 1,27 bilhões de dólares, referentes a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras.
Em julho do mesmo ano, os governos dos dois países instalaram uma mesa técnica de negociações e tiveram duas reuniões virtuais até setembro, além de trocas de informações. Segundo o ministro Fernando Haddad, o objetivo era “reprogramar o pagamento”.
No final de maio de 2024, o débito já beirava 1,6 bilhão de dólares. E ficou 75 milhões de dólares maior em 31 de julho. De agosto a dezembro do ano passado, o rombo cresceu 39,7 milhões de dólares.
Veja
The post Dívida da Venezuela com o Brasil cresce e chega a 1,766 bilhão de dólares appeared first on Blog do BG.