Comitiva de Brasília visita o Instituto de Pesquisas Tecnológicas em São Paulo

whatsapp image 2025 04 01 at 15.46.16 1 1 e1743534876216

As instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, receberam uma visita de uma comitiva de representantes do Governo do Distrito Federal e do governo federal nesta segunda-feira (31). O objetivo foi conhecer os laboratórios e discutir possibilidades de cooperação entre as instituições, com foco em inovação, transformação digital e cidades inteligentes.

A agenda incluiu quatro dos 25 laboratórios que compõem os 67 prédios do IPT, um dos maiores complexos de pesquisa aplicada da América Latina.

“Recebemos uma visita de alto nível, com representantes do Distrito Federal e também do governo federal, todos da área de ciência e tecnologia. Identificamos sinergias e possibilidades de atuação conjunta. O Biotic [Parque Tecnológico de Brasília] esteve presente, o que reforça a forte ligação entre o IPT e o parque tecnológico de Brasília. A ideia é ampliar a nossa presença em projetos estratégicos envolvendo transformação digital, inteligência artificial e smart cities”, destacou Anderson Mota, presidente do IPT.

Marco Antonio Costa Júnior, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), reforçou o compromisso da instituição com a ciência e a inovação: “Temos interesse em apoiar a ciência de Brasília em todos os níveis, especialmente a pesquisa aplicada com parceiros de alta expertise, como o IPT. Essa aproximação é estratégica para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do DF”.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Alexandre Villain, também destacou a importância da articulação: “A aproximação com instituições de excelência, como o IPT, representa uma oportunidade para que o Governo do Distrito Federal enfrente desafios públicos com soluções inovadoras e de base tecnológica. A possibilidade de desenvolver essa colaboração no Biotic, um dos principais locus de inovação do país, evidencia a convergência de esforços para a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do nosso Distrito Federal”.

O presidente do Parque Tecnológico de Brasília, Gustavo Henrique, reforçou o entusiasmo com a parceria: “A conexão com o IPT é uma das prioridades da nossa estratégia de ampliação da atuação do Biotic no cenário nacional. Acreditamos que essa colaboração poderá gerar projetos transformadores para a nossa capital e fortalecer o protagonismo de Brasília na agenda da inovação e da tecnologia”.

A comitiva contou ainda com a presença de Osório Coelho, secretário substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.