Mulheres de Impacto: homenagens celebram as catarinenses que transformam a ciência, tecnologia e inovação

Um evento de reconhecimento e celebração das contribuições da mulher no ecossistema de CTI, com discussões sobre o empoderamento feminino e a importância da liderança nas áreas de ciência e empreendedorismo (Foto: Richard Casas/GVG)

O auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foi palco de uma tarde emocionante e inspiradora na última terça-feira, 25, durante o evento “Mulheres de Impacto”, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). A cerimônia, que reuniu autoridades, acadêmicas e empresárias, teve como objetivo celebrar e reconhecer a contribuição feminina para a ciência, tecnologia e inovação no estado.

Além de ser uma premiação, o encontro foi um momento de reflexão sobre o papel central das mulheres no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Santa Catarina. A vice-governadora Marilisa Boehm e a diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk, marcaram a abertura do evento com discursos que destacaram a importância de fortalecer a presença feminina nesses campos, fundamentais para o desenvolvimento e transformação contínuos do estado.

Homenagens:

Pesquisadoras e empresárias foram homenageadas em reconhecimento às suas contribuições nas áreas de ciência e empreendedorismo. As agraciadas se destacam por sua coragem e determinação, características que têm sido essenciais na construção de novos caminhos para a ciência e o empreendedorismo no estado.

A escolha das pesquisadoras levou em consideração o histórico de projetos desenvolvidos ao longo de suas carreiras, desde que começaram a atuar em instituições científicas, tecnológicas e de inovação. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de seus currículos, que incluiu a avaliação de publicações, projetos de pesquisa, prêmios, patentes e a participação em iniciativas voltadas para a temática das mulheres. Para complementar a análise, as reitorias das instituições de ensino superior também foram consultadas, com o intuito de obter informações adicionais sobre o impacto regional e científico das pesquisadoras.

(Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)

Neste campo, destacam-se mulheres como Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Margarete Dulce Bagatini, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Também mereceram destaque Maria Inês da Rosa, doutora em Epidemiologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, e Andreia Pelegrini, doutora em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Além delas, há Carolina Krebs de Souza, doutora em Química e Toxicologia de Alimentos pela Universidade de Blumenau (Furb).

Acesse o perfil completo das pesquisadoras:

Além das cientistas, as empresárias também foram reconhecidas pelo impacto de suas iniciativas, liderando empresas inovadoras e sustentáveis. A seleção das homenageadas baseou-se em uma análise que incluiu a verificação do número de CGP e da prestação de contas das participantes do programa Mulheres Mais Tech, primeira edição, para identificar aquelas que concluíram suas atividades e obtiveram a certificação de regularidade. Foi analisado ainda o relatório técnico final, considerando o cumprimento das metas, a inovação, o impacto econômico e social, a execução e superação de desafios, e a sustentabilidade das empresas. Também foram levadas em conta a situação atual das empresas e os processos, serviços ou produtos desenvolvidos ao longo do projeto, com destaque para o reconhecimento obtido na mídia.

(Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)

Neste setor foram reconhecidos trabalhos de mulheres como Maria de Lourdes Magalhães, da Scienco Biotech, Patrícia Zigoski Uchôa, da Nório, Mayra Juline Gonçalves, da Plant Colab, e Patrícia de Luca Lima Greff, da Neo Green Consultoria Ambiental, que receberam aplausos por suas trajetórias empreendedoras. Elas têm se destacado por buscar inovar e promover a sustentabilidade tanto no agronegócio quanto nas práticas empresariais, contribuindo para a construção de um mercado mais responsável e ecológico.

Acesse o perfil completo das empreendedoras.

(Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)

Painel:
Um dos momentos de grande interação foi o painel de discussões, que abordou temas como o futuro da inovação e o empoderamento feminino no setor. A “roda de conversas” foi mediada pela diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk. Durante o encontro, ela ressaltou a importância da representatividade feminina em diferentes áreas.

A conversa teve início com uma reflexão sobre o papel das mulheres em posições de liderança. Valeska destacou os desafios enfrentados por aquelas que conciliam a vida de mãe, empresária e, ao mesmo tempo, lidam com um ambiente predominantemente masculino, tanto no setor empresarial quanto na pesquisa. “Temos aqui empreendedoras que atuam no campo da pesquisa por meio de suas empresas”, afirmou Valeska, destacando também o papel essencial das investidoras no apoio a empreendedoras e pesquisadoras. As participantes, então, compartilharam suas experiências sobre como equilibram essas múltiplas funções e o impacto de sua liderança no contexto atual.

Participaram do painel a secretária geral do Estado de Governo, Daniela Porporatti, a presidente do Sistema Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, a empreendedora Betina Zanetti e a investidora anjo Marina Leite.

Palestra:

(Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)

E na sequência, a consultora de imagem Silmara Hoepers, empresária, professora e especialista na área, ministrou a palestra “Imagem Profissional que Impacta”. Ela compartilhou sua vasta experiência no trabalho social, destacando sua atuação no Presídio Feminino de Florianópolis, onde dedicou anos à capacitação profissional de apenadas e mulheres em liberdade provisória. Seu compromisso com a transformação e reintegração social dessas mulheres ficou evidente em suas iniciativas, que buscam proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho e reintegrá-las à sociedade.

Na palestra, Hoepers abordou a importância da imagem profissional, discutindo temas como a forma de se apresentar, a escolha de roupas adequadas para o ambiente de trabalho e como a aparência pode impactar na construção de uma carreira bem-sucedida. Ela enfatizou como pequenas mudanças na forma de se vestir e na postura podem fazer a diferença na percepção dos outros e no desenvolvimento profissional.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / [email protected]

Telefone: (47) 99104-6738

O conteúdo Mulheres de Impacto: homenagens celebram as catarinenses que transformam a ciência, tecnologia e inovação aparece primeiro em Fapesc.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.