Médico indiciado por lesões durante cirurgia estética é investigado em oito novos inquéritos em Florianópolis


Ao todo, são nove investigações criminais contra o cirurgião plástico em Florianópolis, uma delas já com indiciamento. Defesa do médico disse que ele “prestará esclarecimentos nos autos dos processos”. Letícia Mello mostra resultado de cirurgia plástica em Florianópolis
Redes sociais/Divulgação
Indiciado por causar lesão corporal gravíssima em uma paciente durante procedimentos estéticos em Florianópolis, o cirurgião plástico Marcelo Evandro dos Santos é investigado em oito novos inquéritos policiais, segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Os novos inquéritos são resultado de oito denúncias feitas nos últimos 10 dias, após o indiciamento do médico, no último dia 13. As pacientes procuraram a polícia depois que o caso de Letícia Mello, vítima que sofreu queimaduras, bolhas, necrose e perda de tecido em consequência de procedimentos estéticos feitos por ele, veio à tona.
A defesa do médico disse em nota que ele “prestará todos os esclarecimentos pertinentes aos casos nos autos dos processos judiciais e administrativos” (íntegra abaixo).
Investigações administrativas
Além de enfrentar investigações na esfera criminal, o cirurgião encara processos administrativos. Um deles, aberto pelo Procon de Santa Catarina, que também recebeu denúncias.
O outro, pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que chegou a ser oficiado pelo Ministério Público para informar a regularidade da atuação do médico. O médico também é processado na área cível, com pedidos de indenização.
O caso passou a ser investigado após Letícia Mello sofrer danos permanentes ao passar por 12 procedimentos de uma só vez. Ela ficou dois meses hospitalizada (assista abaixo).
Médico é indiciado por lesão corporal gravíssima após procedimentos estéticos irregulares
Cirurgias ‘X-Tudo’
O Ministério Público de Santa Catarina também apura a conduta profissional na modalidade ‘X-Tudo’, que consiste em oferecer um “pacotão” com várias cirurgias feitas na mesma ocasião.
Conforme nota emitida pelo MPSC, “pelo que se tem até o momento, as chamadas cirurgias ‘X-Tudo’ teriam potencial para induzir o consumidor a erro e a risco da saúde, em afronta ao direito básico do consumidor de proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados”.
Quem é o cirurgião plástico indiciado em Florianópolis
Novas vítimas denunciam médico por lesões em procedimentos estéticos
Novas pacientes relatam problemas com plásticas feitas por cirurgião em Santa Catarina
O que diz o médico
Leia abaixo a nota completa do médico Marcelo Evandro dos Santos.
Como já esclarecido em nota anteriormente divulgada para a imprensa, o Dr. Marcelo Evandro dos Santos, possui completa formação médica com especialidades na área de cirurgia geral e cirurgia plástica, com seus títulos devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, bem como perante a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Conforme certidão anexa emitida pelo próprio Conselho de Medicina Catarinense no dia 10 do presente mês, não há qualquer condenação ético profissional que o desabone sua conduta nos últimos 05 (cinco) anos.
Todas as cirurgias propostas e realizadas, são previamente explicadas e aceitas por todos os pacientes, que assinam contrato de prestação de serviços, bem como termo individual de consentimento informado que contém as principais intercorrências e/ou complicações, que em sua maioria são comuns a qualquer procedimento cirúrgico como hemorragias, infecções, reações alérgicas, desvitalização tecidual, cicatrizes queloides, perda tecidual e de sensibilidade da pele, entre outros.
Jamais foram realizadas cirurgias em número excessivo como divulgado (8 a 12) procedimentos, e sim quando muito 2 a 3 procedimentos, como por exemplo, lipoaspiração, mamoplastia e preenchimento de gordura (lipoenxertia).
O volume anual de procedimentos realizados pelo Dr. Marcelo suplanta os 300 (trezentos) casos, sendo o número de intercorrências e/ou complicações inferiores a 1% (um por cento), o que estatisticamente está de acordo com a literatura médica especializada.
Ainda que sejam raras e indesejáveis, complicações cirúrgicas de maior monta existem, e sempre foram tratadas a tempo e modo para que suas consequências fossem minimizadas. Por vezes tais ocorrências independem da boa prática médica a exemplo de embolia gordurosa, infecção doméstica, isquemia tecidual por fatores hematológicos e genéticos
Não resta dúvida que o Dr. Marcelo Evandro dos Santos, prestará todos os esclarecimentos pertinentes aos casos nos autos dos processos judiciais e administrativos, e que confiante na Justiça, culminará pela mais completa e irrestrita absolvição e improcedência dos pedidos, e com a futura responsabilização e condenação dos pacientes pelos prejuízos materiais e imateriais provocados, pelas suas matérias irresponsáveis e sensacionalistas.
Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.