Abate clandestino é flagrado em Bonfim; carcaças de gado seriam levadas para a Guiana

O flagrante foi realizado por fiscais da Aderr. Foto: Ascom/Aderr

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) flagraram um abate clandestino na Vila Nova Esperança, em Bonfim, na manhã desta quarta-feira (19). No local, um estabelecimento comercial armazenava carcaças bovinas que seriam enviadas para a Guiana.

Durante a fiscalização, nove carcaças foram apreendidas em condições inadequadas para o consumo. Segundo os agentes, o ambiente apresentava grande quantidade de sangue e couro espalhados pelo chão, evidenciando a falta de higiene no processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Esses animais seriam abatidos e comercializados tanto com a Guiana quanto no mercado local. O proprietário se identificou, realizamos a apreensão do material e evitamos que o produto chegasse à população. Esta talvez seja a maior ação contra o abate clandestino em Roraima”, afirmou o fiscal agropecuário Paulo Figueroa.

O abate clandestino é considerado crime e compromete o controle sanitário, colocando em risco a saúde pública. O consumo de carne proveniente de práticas ilegais pode causar doenças como tuberculose, cisticercose, febre aftosa, raiva, entre outras.

O post Abate clandestino é flagrado em Bonfim; carcaças de gado seriam levadas para a Guiana apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.