Maranhão recebe projeto de segurança alimentar e combate às mudanças climáticas

O Maranhão foi escolhido para sediar o lançamento do projeto “Comunidades Parceiras do Meio Ambiente”, uma iniciativa do ChildFund Brasil em parceria com a empresa ADM, visando à segurança alimentar e à mitigação de impactos das mudanças climáticas. Implementado em seis escolas municipais das cidades de Balsas e Porto Franco, o projeto tem como objetivo beneficiar diretamente cerca de cinco mil pessoas, promovendo ações sustentáveis e educativas em comunidades vulneráveis.

Com duração de 24 meses, a iniciativa prevê a criação de hortas escolares, plantio de áreas verdes e uma série de atividades voltadas à educação ambiental, direcionadas para crianças, adolescentes, professores e suas famílias. Essas ações buscam não apenas melhorar a qualidade da alimentação escolar, mas também reduzir a temperatura nos ambientes das escolas, criando espaços mais acolhedores e sustentáveis para os alunos.

“A parceria com a ADM fortalece a nossa missão de unir desenvolvimento social e educação ambiental. Este projeto é um exemplo do impacto positivo que iniciativas conjuntas podem gerar nas comunidades”, destacou Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente há 58 anos. Segundo ele, ações que integram políticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) colaboram de forma expressiva para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

As atividades serão implementadas nas escolas municipais Professora Ruth Martins Coelho, Professor José Luis Ribeiro e Colégio Militar Tiradentes, em Balsas, e nas escolas de tempo integral Paulo Freire, Unidade Integrada Arthur Milhomem e Escola Integrada Francisco Pereira Primo, em Porto Franco. Além de profissionais de agronomia, o projeto contará com apoio de arquitetos para análise e melhoria da qualidade do solo e desenvolvimento de espaços de sombra, com hortas que suprirão a alimentação escolar e servirão como modelo de práticas sustentáveis para as comunidades.

“Queremos que nossos alunos tenham um aprendizado prático sobre a importância da sustentabilidade, levando para casa a experiência de plantar e consumir o que cultivam. Isso aproxima as famílias e gera consciência ambiental”, afirmou Vânia Braga, diretora da Escola Municipal Professora Ruth Martins Coelho, de Balsas.

A ADM, por meio do programa ADM Cares, reforça seu compromisso com a comunidade local, onde possui operações e apoia iniciativas sociais. “O objetivo é promover um impacto social positivo e construir um futuro mais sustentável para todos”, explicou Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil.

O lançamento oficial do projeto ocorreu em dois eventos no início de outubro, nas cidades de Porto Franco e Balsas, com a presença de autoridades locais, representantes das escolas e do ChildFund Brasil, além da assinatura de um Memorando de Entendimento entre a organização e as prefeituras, formalizando a parceria.

A escolha do Maranhão se deu pela importância do estado no cenário agrícola e pela vulnerabilidade das comunidades à insegurança alimentar e aos efeitos das mudanças climáticas, fatores que impactam diretamente a qualidade de vida das famílias locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.