Amazon oficializa volta ao trabalho 100% presencial no Brasil

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DIEGO FELIX
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Amazon Brasil iniciou neste mês o fim do home office e passou a adotar jornadas 100% presenciais para os cerca de 18 mil funcionários espalhados pelo país.

A medida segue o direcionamento dado pela matriz norte-americana em setembro do ano passado, que exigiu o retorno ao escritório em cinco dias da semana.

A varejista não descarta a adequação de alguns funcionários em home office. As demandas serão analisadas caso a caso.

“Atualmente a empresa está retornando de acordo com as suas possibilidades estruturais locais, em conjunto com os funcionários e seus gestores, para casos particulares”, afirma a companhia em nota.

No Brasil, a Amazon comanda dez centros de distribuição instalados em sete cidades, dezenas de estações de entrega e um escritório corporativo em São Paulo. Além do varejo, a companhia ainda administra data centers e centros de tecnologia.

Na capital paulista, a companhia está sediada em um prédio de alto padrão ao lado do Shopping JK, na região da Vila Olímpia.

REESTRUTURAÇÃO OPERACIONAL

Para este ano, a Amazon pretende abrir 480 novas vagas de trabalho nos setores de tecnologia, finanças, marketing, recursos humanos e supply chain (processos que envolvem a produção e distribuição de um produto).

No final do mês passado, o ecommerce anunciou a redução nas taxas de comissão em tarifas logísticas para vendedores parceiros. A ideia é atrair mais vendedores para a plataforma e ampliar a experiência de compra dos clientes, que terão acesso a mais produtos com preços competitivos.

Reduzir as taxas em até 3% também é uma forma de ganhar o terreno perdido com o avanço de concorrentes asiáticos no Brasil, como a Shopee, que no ano passado ultrapassou a empresa de Jeff Bezos e se tornou o segundo marketplace mais visitado do país, atrás somente do Mercado Livre, segundo dados da Conversion.

Enquanto o Mercado Livre concentrou 13% dos acesso às plataformas digitais em dezembro, a Shoppe recebeu 8,7% do fluxo de visitas e a Amazon, 7,4% -foram 209,2 milhões de acessos para a plataforma norte-americana.

Relatório recente do ItaúBBA mostra que, no ano passado, a Shopee obteve mais de R$ 60 bilhões em vendas no Brasil, o dobro da Amazon e cerca de 40% do volume geral de vendas do Mercado Livre.

Além de focar em produtos com ticket médio mais baixo, a Shopee ainda conta com um sistema de suporte aos vendedores mais estruturado e com outras opções de venda além do tradicional, como os chamados live commerces, em que os sellers comercializam seus produtos durante sessões de streaming na plataforma.

Internamente, as empresas do setor avaliam que ainda existe muito espaço para crescimento no Brasil. Enquanto em países asiáticos o varejo online chega a representar 40% das vendas, no Brasil esse percentual não ultrapassa 12%.

A Amazon conta com 78 mil parceiros de venda, sendo 99% deles pequenas e médias empresas (PMEs), que comercializam mais de 18,4 milhões de produtos listados no site.

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