Bets apostam em patrocínios milionários nos carnavais de BA, PE, RJ e SP

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PEDRO S. TEIXEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Sites de apostas patrocinam as quatro maiores festas de Carnaval do Brasil, realizadas em São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital), Salvador e Recife de maneira direta ou indireta.

De acordo com as informações disponíveis, o valor das cotas publicitárias ultrapassa a marca dos milhões de reais, mas é difícil determinar a cifra exata por falta de transparência na organização dos eventos.

Além da exibição dos logos, as bets planejam distribuir brindes durante a folia -viseiras cor-de-rosa da Esportes da Sorte, por exemplo, já circulavam no esquenta do Carnaval paulistano. Segundo as empresas, o apoio ao evento é motivado pela proximidade da festa com o futebol, que é tema de 80% das apostas esportivas no Brasil.

Segundo a norma brasileira, a publicidade de jogos de azar deve seguir uma série de regras, como destacar a proibição de apostas para menores de idade e alertas sob o risco de dependência. Esses avisos nem sempre constam nos objetos ilustrados com a marca das bets, embora as empresas afirmem seguir protocolos de “jogo responsável”.

O Ministério da Fazenda diz que o monitoramento da SPA (Secretaria de Prêmios e Apostas) é contínuo e haverá atenção com o Carnaval. “Se necessário, haverá fiscalização, que pode levar a uma sanção caso haja descumprimento dos deveres legais e regulatórios.”

As administrações de Recife e Olinda vão promover também a Esportes da Sorte, atual patrocinadora do Corinthians e envolvida nas investigações que levaram à prisão provisória da influenciadora Deolane Bezerra. A prefeitura olindense disse que recebeu R$ 1,67 milhão pela cota de publicidade, enquanto a administração recifense, de João Campos (PSB-PE), afirmou que ainda prestará contas.

Em Pernambuco, a bet ainda desembolsou para patrocinar a tradicional corrida de bonecos de Olinda, além de sete camarotes e outros três blocos individualmente. A empresa afirma que não divulga os gastos com propaganda.

Na capital baiana, uma das patrocinadoras das festividades é a Betnacional, que tem Galvão Bueno como garoto-propaganda e também apoia o reality show Big Brother Brasil. A prefeitura de Salvador, de Bruno Reis (DEM-BA), ainda não divulgou quanto cobrou pelas cotas de patrocínio.

A Betnacional afirma que não informará o valor pago à administração de Reis -o repasse se dá por meio de uma empresa contratada por R$ 30 milhões para prospectar apoio aos eventos culturais da cidade em 2025.

Além disso, a Esportes da Sorte patrocina três trios elétricos soteropolitanos, sem divulgar o valor gasto com a propaganda. Trata-se dos blocos Fissura, com a banda Filhos de Jorge, Me Abraça, com Durval Lélys (da banda Asa de Águia), e Vumbora, liderado pelo grupo de axé Chiclete com Banana.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, não há transparência sobre o gasto dos sites de apostas, uma vez que as bets optaram por patrocinar blocos e camarotes realizados por particulares.

Apesar de omitir os gastos com patrocínio, a Esportes da Sorte disse que apoiará mais de 100 blocos pelo país.

A reportagem levantou que na capital paulista o logo da marca estará em dez megablocos, liderados por celebridades como Léo Santana, Timbalada, Jammil, Di Ferreiro, Michel Teló, Gustavo Mioto e Inimigos da HP, além de Lélys, do Asa de Águia.

A Betnacional também patrocinará o bloco da cantora Lauana Prado em São Paulo, o CarnaLau.

A Prefeitura de São Paulo diz, em nota, que os blocos podem buscar de forma independente patrocínios para viabilizar seus desfiles e eventos. O patrocinador oficial da folia paulistana é a Ambev, que desembolsou R$ 27,8 milhões pelo direito de exibir as suas marcas.

No Rio, o sambódromo Marquês de Sapucaí terá como “plataforma de apostas oficial” a Superbet, que comprou o direito de divulgação de marca da organizadora do desfile das escolas de samba fluminenses, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

Questionada sobre o valor da cota publicitária, a Liesa não respondeu. A Superbet afirma que a informação está sob sigilo contratual.

A partir do dia 2 de março, a empresa abrirá os desfiles do grupo especial com um show de luzes e o “samba super”, uma canção composta para divulgar a marca. Também encerrará as apresentações com a “super-roda de samba”, promovida pelo site de apostas a pedido da Liesa, disse a diretora de marketing da companhia, Patrícia Prates.

A Superbet também adquiriu os direitos de nome do camarote Allegria, que está no sambódromo há dez anos. A festa agora se chamará Superbet Allegria.

Propagandas da Superbet também estarão em VLTs (veículos leves sobre trilhos) que circulam na capital fluminense e nos aeroportos Galeão e Santos Dumont. Também não houve licitação nesse caso, já que a empresa comprou o direito de exibição da empresa de publicidade Eletromídia.

Além disso, a H2Bet será patrocinadora master do também tradicional Camarote Salvador do circuito Barra-Ondina da folia soteropolitana. Outro patrocinador, que pediu para manter a identidade sob sigilo, disse que o custo da propaganda ultrapassa R$ 1 milhão.

Segundo comunicado do camarote, a bet dará nome ao palco Salvador Club, que receberá DJs populares, como Alok, Vintage Culture, Mochakk, Blond:ish e Fatboy Slim.

As negociações com os camarotes ocorrem em âmbito privado, sem prestação de contas.

Embora a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) tenha editado uma portaria neste ano para permitir que os blocos do Carnaval de rua busquem patrocinadores de forma independente, a empresa afirmou à reportagemque vetou a propaganda de sites de apostas.

Uma das condições impostas para captação de recursos é a apresentação de um plano de marketing para avaliação da estatal.

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