Prefeito Evandro empossa 254 novos guardas municipais

O prefeito Evandro Leitão empossou, nesta quarta-feira (26/6), 254 novos guardas municipais. A posse faz parte do compromisso da gestão de convocar todos os aprovados no último concurso da Guarda Municipal. Evandro celebrou o reforço na segurança pública de Fortaleza e reafirmou o compromisso de implementar pelotões nos bairros, fortalecendo a segurança nas 12 regionais da cidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nós devemos, nos próximos 60 dias, iniciar a implementação dos pelotões nos bairros de Fortaleza. Esse é um compromisso que assumimos na campanha e que iremos cumprir. Esse reforço, somado aos 254 novos guardas municipais que convocamos, ajudará a garantir mais proteção à população fortalezense. Eles estarão presentes nos bairros, nas localidades, nos postos de saúde, nos equipamentos educacionais e nas escolas, levando mais segurança à cidade”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia, Evandro também anunciou que assinará um decreto universalizando o uso de armamento de fogo para os agentes da Guarda Municipal. “À medida que avançarmos na preparação dos guardas, conseguiremos treinar e habilitar todo o efetivo para o uso de armas de fogo nas ruas, garantindo um patrulhamento mais eficiente e uma maior proteção à população. Já temos armamento disponível para todos, mas esse processo será realizado de forma gradual, com treinamento adequado e a devida autorização da Polícia Federal”, explicou.

A comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, Cristiane Fernandes, destacou que o novo efetivo será treinado para ter uma relação mais próxima com a população. “Vamos cumprir com a palavra do prefeito, com uma Guarda Municipal mais próxima do povo de Fortaleza, trabalhando na segurança dos ambientes públicos e garantindo o bem-estar das pessoas. Com o novo patrulhamento, vamos intensificar a presença nos bairros, atuando em hospitais, postos de saúde e Areninhas”, afirmou.

O secretário municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Márcio Oliveira, ressaltou que a nova gestão tem como objetivo ampliar tanto a sensação de segurança quanto a proteção real da população. “A Guarda Municipal trabalha em parceria com os demais órgãos de segurança do Estado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, para cumprir essa missão. Desejo muito sucesso aos guardas nesta nova etapa profissional. Que vocês honrem o juramento feito nesta manhã e desempenhem com excelência essa nobre função”, declarou.

Além da posse realizada nesta quarta-feira, outros 254 guardas serão convocados no início de 2026, totalizando os 508 aprovados no último concurso.

Empossados

A nova agente Antonia Maia Fonseca não conseguiu conter a emoção após a posse.

Carlos Nascimento, de 23 anos, é um dos novos guardas municipais. Esse foi o terceiro concurso que prestou na área de segurança pública e o primeiro em que foi aprovado e convocado. Ele contou que sua preparação começou ainda no final do ensino médio.

“Eu comecei a estudar muito cedo, com meus 18 ou 19 anos. Logo depois, tive um período de dificuldade financeira, então passei a me dedicar ainda mais. Reprovei em um concurso, reprovei outra vez, pensei em desistir, mas tive o apoio da família. Minha expectativa é a melhor possível, pois quero ajudar na segurança de Fortaleza e, no pessoal, o prefeito comentou que deverá realizar a atualização do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). É o melhor momento para estar aqui”, disse.

Ricardo Vieira, também empossado, afirmou que este foi seu segundo concurso público e que ser convocado foi a realização de um sonho. “Esse foi o meu segundo concurso. No primeiro, eu não tinha estudado e fui muito mal na prova, então foquei nesse aqui e deu certo. É a realização de um sonho. Eu batalhei muito para estar aqui. Minha família também me apoiou bastante, e acho que estamos todos felizes”.

A nova agente Antonia Maia Fonseca não conseguiu conter a emoção após a posse. Ela faz parte dos 30% de mulheres convocadas nesta turma. “Eu me sinto realizada. Esse é um momento que eu esperava muito, todos nós, na verdade. Quero contribuir para a sociedade de Fortaleza e colocar em prática tudo que aprendi no curso de formação”, declarou.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.