Avião arremete para não colidir com jato que atravessava pista em Chicago

southwest airlines announces plan to reduce 15 percent of corporate positions

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Um avião da Southwest Airlines teve de arremeter no Aeroporto Internacional Midway de Chicago nesta terça-feira (25), para não atingir outra aeronave que cruzava a pista no mesmo instante, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

O voo 2504 da Southwest teve de abortar o pouso e dar mais uma volta no espaço aéreo do aeroporto antes de pousar com segurança, segundo comunicado da companhia aérea. A FAA investiga o incidente para apurar possíveis responsáveis.

O avião que estava prestes a pousar chegava de Omaha, no estado de Nebraska, e o jato particular que atravessou a pista, um Bombardier Challenger 350, preparava-se para voar a Knoxville, no Tennessee.

De acordo com áudios obtidos pelo portal Live Air Traffic, houve um desentendimento na comunicação entre a torre de controle e o piloto do jato.

O controlador instruiu a aeronave particular a virar à esquerda na “Pista 4L, cruzar a Pista 31L e permanecer próximo da Pista 31C”. O piloto, por sua vez, responde: “Tudo bem, vire à esquerda na 2, ops, 4L, cruze a 22, ou 13C, Flexjet 560”. O controlador imediatamente corrige o tripulante: “Flexjet 560, negativo! Cruze 31L, mantenha curto na Pista 31C”.

Devido ao erro, a aeronave que chegava contatou imediatamente a torre para indicar a arremetida. Os controladores responderam: “Southwest 2504, uh, entendido. Suba, mantenha 3.000”. Quando o avião atingiu 3.000 pés no ar, o piloto perguntou à torre: “Southwest 2504, como isso aconteceu?”.

“A tripulação seguiu os procedimentos de segurança e o voo pousou sem incidentes”, disse um porta-voz da Southwest em um comunicado para o canal de notícias CNN. “Nada é mais importante para a Southwest do que a segurança de nossos clientes e funcionários”, afirmou.

A Flexjet, empresa que opera o Bombardier Challenger 350, afirmou estar “ciente da ocorrência” em Chicago e disse que “estava trabalhando para reunir mais informações sobre essa situação”, segundo um porta-voz. O jato tem capacidade para levar até nove passageiros.

O incidente aconteceu no momento em que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) e a FAA investigam uma série de ocorrências com problemas de segurança nas últimas semanas -incluindo a colisão fatal sobre o eio Potomac, próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, um acidente com um jato na Filadélfia e um acidente regional fatal na costa de Nome, no Alasca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.