A forma como você se veste pode dizer muito sobre a sua personalidade, conforme um estudo da Unicesumar (Universidade Cesumar Campi Maringá), que aponta que desde a antiguidade, existe uma relação estreita entre roupa e personalidade.

Descubra o que a forma como você se veste diz sobre a sua personalidade! Aprenda a expressar sua identidade através da moda e entenda o impacto da aparência na comunicação não verbal – Foto: Canva/Divulgação/ND
Embora as tendências mudem rapidamente, com peças entrando e saindo de moda, a conexão entre o que vestimos e quem somos permanece.
Basta lembrar dos egípcios, que usavam branco para simbolizar riqueza e poder. Ao longo do tempo, as roupas evoluíram, incorporando novos tecidos, cores e adereços. Hoje, temos uma infinidade de opções para expressar nossa personalidade por meio da vestimenta.
Mas você já parou para pensar sobre o que sua roupa diz sobre você?
Comunicando sua personalidade através da forma como você se veste

A forma como você se veste transmite sua personalidade de quatro formas; veja abaixo – Foto: Pixabay
Você pode transmitir sua personalidade mesmo em ambientes que exigem um visual formal. Veja como:
- Cores: a psicologia das cores mostra que cada tom influencia nossas emoções. Escolha cores que combinem com sua personalidade.
- Acessórios: eles complementam seu estilo e revelam sua personalidade. Escolha entre discretos ou ousados.
- Combinações: seja ousado, mas considere o ambiente.
- Texturas: escolha tecidos confortáveis que expressem sua personalidade.
Você deve sempre se lembrar de alguns pontos importantes. A liberdade é sua para fazer escolhas, e é por isso que a forma como você se veste impacta diretamente na sua personalidade. Algo que também pode te ajudar é a psicologia das cores para definir sua paleta.
Além disso, os acessórios e combinações revelam sua personalidade, e as texturas confortáveis são fundamentais para um visual que tem a sua cara.
A forma como você se veste e imagem pessoal
Você já notou que muitas pessoas costumam trocar de roupa para receber amigos em casa ou mesmo para ir à padaria ou supermercado?
Conforme o estudo da Unicesumar, isso ocorre porque essas pessoas têm receio do julgamento alheio. Elas não querem ser vistas com roupas amassadas, surradas ou desbotadas, revelando uma preocupação com a imagem que transmitem.

Além do estilo e da forma como você se veste, outros pré-requisitos podem ser reparados – Foto: Freepik/ND
Ou seja, isso tudo tem a ver com a imagem composta; veja abaixo como ela é representada:
Aparência
“A primeira impressão é a que fica.” Essa frase popular destaca o poder da aparência na comunicação não verbal.
Além das roupas, outros detalhes como cabelo, maquiagem, tatuagens e acessórios também falam muito sobre você. Eles transmitem sua personalidade, estilo e valores sem que você precise dizer uma palavra.
Comunicação
Tudo que você diz e faz envia mensagens sobre sua personalidade e atitude. Por exemplo, reclamar excessivamente pode criar uma impressão negativa, afetando até mesmo oportunidades de trabalho.
Além disso, seu corpo também fala. Gestos como:
- Braços cruzados
- Estalar de dedos
- Pernas balançando
podem transmitir impaciência, tédio ou ansiedade, mesmo que por um momento.
Comportamento
De acordo com o estudo, a forma como você se comporta reflete sua personalidade e valores. Pessoas com formação acadêmica tendem a demonstrar postura mais confiante e proativa.
Já os estagiários, em processo de aprendizado, muitas vezes adotam uma abordagem mais observacional, aguardando orientações antes de agir.
O comportamento também abrange habilidades essenciais em ambientes pessoais e profissionais, como:
- Cordialidade;
- Respeito a opiniões divergentes;
- Tolerância;
- Compreensão.
Essas características são fundamentais para construir uma imagem positiva e duradoura.