Importância da participação popular é tema da reunião do Conseg, em Ceilândia

d34a4325 c8a1 499b b88d fa7b950d1f44 1536x1024

A reunião do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Ceilândia, onde representantes das forças de segurança estiveram presentes, foi realizado nesta segunda-feira (24), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ceilândia (OAB – Ceilândia). A importância da participação popular na segurança pública foi o tema do encontro, que contou com a participação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“A participação ativa da comunidade nos Consegs permite identificar demandas com mais precisão e acompanhar de perto as soluções propostas. É um espaço de diálogo direto, onde cada cidadão pode cobrar e contribuir para a melhoria da segurança na cidade”, ressalta o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

O titular da SSP-DF ressaltou, ainda, que os encontros são oportunidades para integrar as forças de segurança com as necessidades reais dos moradores. “Embora as forças de segurança façam um trabalho técnico na análise dos desafios de cada região, a visão dos moradores é essencial para a definição de ações mais eficazes”, completou.

O presidente do Conseg Ceilândia, Caio Venicius de Araújo Alves, também enfatizou a importância da participação popular e o esforço da administração para engajar a comunidade. “Fomos pessoalmente convidar os moradores porque sabemos que essas reuniões são o caminho para trazer mudanças reais. Não adianta ter demandas e não participar do debate”, declarou.

Caio agradeceu a participação do secretário na reunião. “Agradeço o senhor vir até a cidade e participar da reunião. Isso mostra sua atenção com a cidade e com as pessoas que moram nela”.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são espaços de diálogo, consulta e cooperação voluntária entre sociedade e poder público. As reuniões são realizadas mensalmente e abertas a todos os moradores interessados. “Os Consegs são fundamentais para a segurança pública, pois permitem que a população contribua ativamente na construção de soluções”, afirmou o subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Paulo André.

Segurança integral

Os Consegs integram o eixo Cidadão Mais Seguro, do programa Segurança Integral, da SSP-DF. O programa consiste na articulação com a sociedade civil e na atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais mediante o conjunto de eixos de segurança integral, que priorizam projetos, ações e serviços com o objetivo de promover resultados diretos e ou indiretos na redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, no aumento da sensação de segurança e na melhoria das condições sociais gerais da sociedade com a promoção de direitos humanos.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.