Casamento Comunitário tem 91 casais confirmados a um mês da primeira edição de 2025

whatsapp image 2025 02 07 at 17.13.57 1

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 está se aproximando e já desperta grande expectativa entre os casais do Distrito Federal. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), será realizado no dia 23 de março e disponibilizou 150 vagas para esta edição inicial. Até o momento, 91 casais já garantiram a participação para oficializar a união sem custos. Ao longo do ano, o programa oferecerá um total de 600 vagas, divididas em quatro cerimônias, ampliando o acesso ao casamento civil para famílias que, de outra forma, não conseguiriam arcar com os custos do matrimônio.

Entre os casais que aguardam ansiosamente pelo grande dia estão Marisvânia Desidério, 52 anos, e Josué Andrade, 48, moradores de Planaltina. Juntos há 14 anos e pais da pequena Alice, de 6 anos, eles sempre sonharam em oficializar o casamento, mas as dificuldades financeiras adiaram o momento.

“A gente sempre quis casar, mas nunca sobrava dinheiro para pagar todas as taxas e ainda fazer uma festa. Quando soubemos do Casamento Comunitário, foi como se o destino estivesse nos dando uma oportunidade”, conta Marisvânia. Josué, que trabalha como cozinheiro, complementa: “É um alívio poder casar sem se preocupar com custos que muitas vezes são inacessíveis para quem tem outras prioridades. Agora, nossa filha poderá ver os pais casados oficialmente”.

O casal Marisvânia Desidério e Josué Andrade está ansioso para a chegada do dia 23 de março: “É um alívio poder casar sem se preocupar com custos que muitas vezes são inacessíveis”, conta o futuro noivo

Cerimônia completa

Para tornar esse momento ainda mais especial, a Sejus-DF não apenas cobre todas as taxas cartoriais, como também garante uma estrutura completa para a cerimônia. Parcerias com diversas entidades possibilitam a distribuição de vestidos de noiva e ternos para os noivos, além de um voucher para transporte até o local da celebração, no Pontão do Lago Sul. O evento contará com decoração especial, espaço para fotografias e um ambiente preparado para que os casais vivam um dia inesquecível. Além disso, as noivas terão direito a maquiagem e penteado para o grande momento.

Para a estudante Bianca Almeida, 24 anos, moradora de Samambaia, o dia 23 de março representará a realização de um sonho de infância. Desde pequena, ela imaginava o momento em que caminharia até o altar vestida de branco, cercada por flores e música. Noiva de Rafael Oliveira, 30 anos, com quem vive há cinco anos, Bianca não esconde a emoção ao falar sobre a expectativa para o grande dia. 

“Desde criança, eu imaginava o dia do meu casamento como um conto de fadas. Agora, graças ao programa, vou poder me arrumar, usar um vestido lindo e viver esse momento como uma verdadeira princesa. Esse será o dia mais importante da minha vida”, celebra Bianca.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca que o Casamento Comunitário vai além de uma simples celebração. “É uma iniciativa que promove dignidade, inclusão e o fortalecimento dos laços familiares. Sabemos que muitos casais sonham com esse dia, mas enfrentam dificuldades financeiras que tornam a oficialização da união um desafio. Nosso objetivo é justamente remover essas barreiras, garantindo que o direito ao casamento seja acessível a todos, independentemente da condição econômica. Queremos proporcionar uma experiência especial e inesquecível, valorizando cada história de amor que será oficializada”.

“É uma iniciativa que promove dignidade, inclusão e o fortalecimento dos laços familiares. Queremos proporcionar uma experiência especial e inesquecível”, afirma a titular da Sejus-DF, Marcela Passamani

Histórico

Criado em 2020 e instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já beneficiou mais de 441 casais em dez edições. Neste ano, as cerimônias ocorrerão nas seguintes datas: 23 de março, 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 casais, garantindo que mais famílias possam celebrar esse momento tão significativo.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.