O dilema das novas regras

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A Fórmula 1 dá mais um passo para se aproximar da abertura do campeonato de 2025: na próxima quarta-feira (26) começam os treinos de pré-temporada, no circuito internacional do Bahrein, no Oriente Médio.

Diferente do que vinha acontecendo desde 2021, este ano o circuito de Sakhir sediará apenas esta atividade, pois a etapa inaugural da temporada será na Austrália.

Mas esta não é a única mudança determinada pela FIA para 2025. Mesmo com as alterações radicais no regulamento, que vão entrar em vigor em 2026, há mudanças de regras importantes que estarão valendo já este ano. Confira:

Volta mais rápida sem ponto

Desde 2019, um piloto que terminasse no top 10 ganhava um ponto bônus ao marcar a volta mais rápida da corrida. No entanto, a medida causou polêmica ao abrir a possibilidade de um carro fora do top 10 conseguir o feito, mesmo sem pontuar, para tirar propositalmente o bônus de outro piloto. 

O exemplo mais contundente ocorreu no ano passado, no GP de Singapura, quando Daniel Ricciardo, então piloto da RB, foi aos boxes no fim da corrida, colocou pneus macios e cravou a volta mais rápida, tirando o ponto extra que era de Norris e garantiria ao britânico maiores chances disputar o campeonato com Max Verstappen. Ricciardo foi o último colocado na prova, mas favoreceu o piloto da equipe irmã.

Aliás, o ponto extra pela volta mais rápida foi uma boa fonte que secou para a Red Bull Racing. É exatamente Max Verstappen quem conquistou mais desses bônus do que qualquer outro piloto: um total de 29 até o final de 2024, quando foi extinto.

Refrescando o piloto

Considerando fins de semana de corridas em países quentes, as equipes devem instalar uma “área para refrigeração” na superfície superior do chassi. 

E se a temperatura for de 31ºC ou mais, os pilotos poderão optar por usar também uma camisa com tubulação que contenha líquido de resfriamento. 

Carro mais pesado

No ano passado, o peso total do carro, incluindo o piloto, era de 798 kg, mas deve aumentar para 800 kg, devido ao peso mínimo dos pilotos passar de 80 para 82 kg, permitindo que eles comam de forma mais saudável e tenham dietas menos restritivas.

Mais TLs com novatos 

Desde 2022, a Fórmula 1 estabelece a cada equipe destacar um piloto novato em dois  treinos livres. Este ano serão quatro treinos livres por equipe com novatos, substituindo cada titular em dois TLs. A mudança visa preparar ainda mais jovens talentos para um futuro na F1.

Entre outras determinações, a FIA também apertou regras a respeito das asas traseiras e do DRS (Sistema de Redução de Arrasto), que passam a ser mais definidas: aberto ou fechado, sem opções intermediárias.

Da mesma forma, se os comissários chegarem à conclusão de que é impossível realizar uma sessão de classificação devido ao mau tempo (inclusive para corridas sprint), o grid de largada será definido com base na classificação do Mundial de pilotos.

Já o teste de pós-temporada com novatos em Abu Dhabi no final do ano terá como novidade o uso de dois carros por equipe, sendo que um deles será um “carro-mula” para testes de componentes. Este ano serão testados, no caso, os pneus da temporada 2026, que terão dimensões e características diferentes dos compostos de 2025.

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