Uma viagem à Argentina através do paladar

photo 2024 10 30 17 18 19

Uma mistura de sabores argentinos e brasileiros vai acontecer na 1ª edição do Concurso de Gastronomia Argentina no Distrito Federal neste mês de novembro. O evento é promovido pela Embaixada da Argentina, em parceria com o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-DF). A população de Brasília tem até o dia 30 deste mês para conferir os pratos que prometem destacar as riquezas da culinária da Argentina nos restaurantes brasilienses. 

Neste concurso, o público poderá escolher o melhor prato dos 36 restaurantes selecionados. A votação será online e cada restaurante vai disponibilizar um QR CODE com link direcionado para o site oficial do concurso. Na página, os clientes poderão preencher um formulário de acordo com sua opinião. Todos que votarem concorrerão a uma cesta de produtos argentinos. Ao final do mês do concurso, vencerá o estabelecimento que obtiver mais vezes a pontuação máxima.  

O restaurante vencedor terá a chance de representar o Brasil na 9ª edição do “Torneo Federal de Chefs”, na Argentina, em Buenos Aires, em agosto de 2025. Além disso, o ganhador vai participar como convidado do Bariloche a la Carta (BALC),um festival gastronômico que acontece todos os anos, no mês de outubro, na cidade de San Carlos de Bariloche.  O resultado do concurso será anunciado na primeira semana de dezembro, durante um evento na Embaixada da Argentina. 

O apoio foi total a partir do momento que o Sindhobar-DF foi invocado a participar do evento internacional, segundo Jael Antônio da Silva, o presidente do sindicato. “Nós temos essa proposta de fazer diversos eventos internacionais para valorizar todas as embaixadas que estão presentes no Brasil e nós queremos gradativamente prestigiar toda a gastronomia mundial”. Jael cita o evento que o sindicato realizou com a Embaixada da Tailândia, o Festival da Tailândia, em Brasília. “E também já fizemos o Festival do Vietnã e o Festival de Portugal”. 

Com esse concurso gastronômico em parceria com a Embaixada da Argentina, o presidente destacou que os cardápios dos 36 restaurantes são os mais variados possíveis, com no mínimo um prato argentino. “Eu tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto, até porque todos nós somos hermanos e gostamos muito da gastronomia da Argentina, principalmente falando das bebidas, dos vinhos tradicionais e das carnes maravilhosas”. Ele espera que esse evento plante uma semente para que mais coisas assim se repitam. 

A importância da realização deste concurso gastronômico, para José Aparecido Feire, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, está primeiro na valorização e respeito que o Brasil tem pela gastronomia argentina. “A Argentina é o nosso principal parceiro na América do Sul. E fazer isso com a sua Embaixada é estar fazendo um bom relacionamento com as Embaixadas que estão aqui em Brasília”. 

Aparecido também destaca os eventos de abertura do concurso, que no fim de outubro contou com a presença do renomado chef de cozinha argentino Lucas Rivas. “Ele também veio qualificar também os alunos do Senac para conhecerem as práticas da gastronomia argentina”. 

Troca de aprendizados

O chef Lucas Rivas, do prestigiado Hotel Llao Llao, esteve pela primeira vez em Brasília, graças à programação que aconteceu uma semana antes do torneio começar. “Eu não conhecia a capital, é uma cidade muito bonita”. Para o cozinheiro, foi maravilhoso poder conhecer a cultura de Brasília e do Brasil. “E essa troca de tradições culinárias pode nos ajudar a adaptar e melhorar o que temos em Bariloche, sem deixar de demonstrar nossa própria identidade”. 

Na última semana de outubro, o chef Lucas preparou pratos com alunos do Senac e chefs de restaurantes brasilienses. “A melhor experiência para mim, foi ensinar aos alunos do Senac, não sei como foi para eles. Mas eu achei que foi algo enorme e levarei muitas lembranças dos momentos compartilhados”. Ele aprendeu um pouco da língua portuguesa falada no Brasil, nesta curta passagem e se desenvolveu muito bem ao expressar que foi muito emocionante essa troca de aprendizado e colaboração com estudantes e chefs de cozinha da cidade. “Sempre que os cozinheiros se juntam, acontece essa mistura de sabores e texturas a nível culinário e cultural”. 

Patricio Violini, chefe do departamento comercial da Embaixada da Argentina, acredita que esta primeira edição do concurso é um pouco diferente do que eles já realizavam nos anos anteriores. “Outros anos nós fazíamos a Semana da Gastronomia Argentina. Mas agora colocamos os restaurantes de Brasília para participar e competir por dois prêmios importantes. A única condição para participar é que o cardápio com entrada, prato principal e sobremesa, inclua um prato argentino ao menos”. Para Patrício, a importância disso é a promoção da culinária argentina para a população, que não precisa ir de fato ao país para conhecer as iguarias de lá. 

Vitor Correa, diretor regional do Senac-DF, apontou que Brasília é hoje o terceiro maior pólo gastronômico do Brasil e o Senac tem como objetivo qualificar a mão de obra no mercado de trabalho com isso em mente. “E estamos com um esforço muito grande de formação na área de gastronomia e turismo”. Atualmente, segundo Victor, a instituição está com 1.800 alunos aprendendo e aperfeiçoando as técnicas e o ofício na área de gastronomia. “E para esses alunos, estarem inserido num concurso com chefs internacionais interagindo com esse grupo de alunos, dá uma experiência diferente para que eles possam aperfeiçoar os conhecimentos e ingressar no mercado de trabalho com um diferencial desse tamanho”. 

Para Victor, esse concurso também traz uma valorização da gastronomia de Brasília, não só da Argentina. “Porque tem muitos restaurantes que não são argentinos que estão participando, o que gera uma necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais de gastronomia em Brasília para criar pratos e surpreender a comunidade brasiliense”. O diretor regional considera que o evento é um círculo virtuoso, onde ganham os clientes, os restaurantes, o sindicato,a Embaixada, e também o SENAC com a satisfação de seus alunos. “E ganha Brasília com essa movimentação toda também. Ganha melhoria da prestação de serviço, que é uma grande questão nossa”. 

Saiba mais

Para saber mais sobre os restaurantes e conferir os cardapios, acesse o site:

Os restaurantes que estão  participando do concurso:

Assados do Fred Parrilla,  Blas – cozinha de cultura, BSB GRILL NORTE, Caminito Parrilla, Capim Dourado, Chicago Prime (as 5 unidades), CHIMICHURRI- Costumes Argentinas, Dale Dale, De Paulina Bodegón, Dom Francisco (as 2 unidades), Don Parrillero, FUEGO, Godofredo, IVV Swinebar, La Boca Sandwicheria, LA PORTEÑA, Libertango Brasilia, Mercadito Bar, Norton Restaurante, Oscar Restaurante, OSTERIA VICENZA, Sallva Bar & Ristorante, SUPERQUADRA BAR, Supremo Restaurante e Bar, TICIANA WERNER RESTAURANTE, Toro Parrilla (as 3 unidades), Villa Tevere, Vinalla vinhos e bistrô e Zero1 Pizzaria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.