Receita Federal abre consulta para lote residual do Imposto de Renda a 1,3 mil amazonenses; veja como conferir


Consulta ficará disponível a partir das 10h (horário de Brasília), desta sexta-feira (20). Confira passo a passo do g1 sobre como realizar a consulta. Contribuintes devem receber lote da restituição do imposto de renda no Amazonas
Tácita Muniz/G1
A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (21), às 10h (horário de Brasília), a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de fevereiro de 2025. No estado do Amazonas, o valor total de R$ 2.330.372,61 será dividido entre 1.313 contribuintes. O crédito bancário será efetuado ao longo do dia 28 de fevereiro.
Confira a seguir o passo a passo de como realizar a consulta que o g1 preparou para você.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Como fazer?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
Acessar a página da Receita Federal no site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br;
Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
Clicar em “Consultar a Restituição”.
📍Vale destacar que, para iniciar a consulta, é necessário fazer login na conta gov.br, ferramenta onde os cidadãos acessam os serviços digitais do governo.
Após acessar a página, o contribuinte encontrará orientações e canais para acessar o serviço. É possível realizar uma consulta simplificada ou uma consulta mais detalhada da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo eventuais erros nas informações.
A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de um CPF.
💵 Por onde é feito o pagamento?
A Receita Federal realiza o pagamento de restituições exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Portanto, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.
Para garantir que o contribuinte não tenha prejuízos, a Receita Federal informa que oferece o serviço de reagendamento do pagamento, disponível por meio do Banco do Brasil (BB) por até 1 (um) ano após a primeira tentativa de crédito. Dessa forma, o contribuinte pode corrigir os dados bancários e informar uma conta de sua titularidade.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos números:
4004-0001 (capitais),
0800-729-0001 (demais localidades),
0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar o serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, é necessário aguardar uma nova tentativa de crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de 1 (um) ano, ele deverá solicitar a devolução através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Para isso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Saiba tudo sobre a restituição do imposto de renda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.