O que é enxame sísmico? Fenômeno gerou evacuação de 11 mil pessoas e ameaça famosa ilha grega

Santorini

Santorini foi abalada por um enxame sísmico – Foto: Reprodução/ND

Desde janeiro de 2025, o famoso destino turístico Santorini, na Grécia, está em alerta. Diversos tremores abalaram a região e levaram cientistas a estudar o caso, que se trata de um enxame sísmico.

Entre o dia 26 de janeiro e 8 de fevereiro, o laboratório de sismologia da Universidade de Atenas identificou mais de 12.800 tremores na área. O tremor mais forte registrado atingiu 5,2 graus de magnitude.

Conforme o observatório, felizmente não houve grandes danos ou feridos. Porém, mais de 11 mil pessoas já deixaram a região devido à intensa atividade sísmica que começou com tremores quase imperceptíveis no final de janeiro.

Santorini abalada por enxame sísmico

Uma série de terremotos em Santorini e Amoros, na Grécia, fez mais de 11 mil pessoas saírem das ilhas gregas – Foto: Reprodução/ND

O que é um enxame sísmico?

Um enxame sísmico é uma sequência de vários terremotos que ocorrem em uma mesma região e em um curto intervalo de tempo, sem que haja um tremor principal significativamente mais forte que os demais.

Ao contrário das sequências sísmicas tradicionais, quando um grande terremoto é seguido por tremores secundários de menor intensidade, em um enxame sísmico os tremores têm magnitudes semelhantes e são distribuídos de forma mais uniforme ao longo do tempo, podendo durar dias, semanas ou até meses.

Esses eventos podem ser causados por diferentes fatores, como o magma de vulcões se movendo no subsolo, movimentação de falhas geológicas e injeção ou extração de fluidos subterrâneos.


Abalos sísmicos iniciaram no dia 26 de janeiro e começaram a ganhar intensidade – Vídeo: Reprodução/ND

Um enxame sísmico pode representar diferentes riscos, dependendo da intensidade e da região onde ocorre. Um dos principais perigos é a possibilidade de um terremoto maior, já que, em alguns casos, o enxame pode indicar uma reacomodação significativa das falhas geológicas.

Além disso, se os tremores forem constantes e de magnitude crescente, podem causar danos estruturais a edifícios e infraestruturas, principalmente em áreas urbanas. Em regiões vulcânicas, o enxame sísmico pode ser um sinal de movimentação do magma, aumentando o risco de erupções.

Outro problema é o risco de deslizamentos de terra e avalanches em áreas montanhosas, pois a sequência de tremores pode desestabilizar encostas, assim como em locais onde há barragens, represas ou outras construções sensíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.