Campanha Colaborador Sangue Bom contribui com estoques de sangue do Hemocentro

sangue hemocentro

Um gesto de solidariedade e união envolveu um grupo de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que se juntaram e participaram da campanha Colaborador Sangue Bom, doando sangue na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). A iniciativa teve como objetivo contribuir com os níveis de estoques de sangue e garantir a disponibilidade para pacientes que necessitam de transfusões.

“A doação de sangue é um ato simples, mas com um impacto significativo. Cada doador desempenha um papel essencial para salvar vidas, e a participação de voluntários é fundamental para assegurar que os estoques de sangue permaneçam adequados”, avalia a chefe do Núcleo de Hemoterapia do HRSM, Flávia Mendes.

A enfermeira do Núcleo de Hemoterapia, Sarah Villela, afirma que “para muitos pacientes, especialmente aqueles que enfrentam cirurgias, tratamentos oncológicos ou doenças hematológicas, cada doação representa uma nova chance de vida. E, para que esses estoques estejam sempre disponíveis, a doação recorrente é essencial. O sangue não pode ser fabricado artificialmente, e a única forma de garantir seu suprimento é por meio da generosidade de doadores frequentes.”

Segundo ela, cada participante pôde sentir na prática o significado da palavra solidariedade. Além disso, Sarah destaca que todo mundo que é saudável pode ser um potencial doador. “Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro, mas seu impacto dura para sempre na vida de quem recebe. Além de ajudar com os estoques, a campanha também inspirou mais pessoas a se tornarem doadores regulares”, avalia.

A equipe do HRSM uniu solidariedade com saúde na ação em conjunto com o Hemocentro de Brasília

O enfermeiro Leandro Queza participou pela terceira vez da campanha e acha de extrema relevância participar da doação de sangue, pois além de ser um gesto de solidariedade, a doação tem o poder de salvar vidas e contribuir para o funcionamento adequado do sistema de saúde.

“É emocionante ver como, assim que lançamos a campanha, já surgem inúmeras inscrições e tantos colaboradores dispostos a ajudar. Esse engajamento faz toda a diferença, pois só assim conseguimos colaborar com o estoque e salvar vidas. Sou muito grata à equipe do Núcleo de Hemoterapia por abraçar essa ideia e fazer acontecer”, conclui Flávia.

Para facilitar a participação, o Hemocentro providenciou transporte, que buscou os colaboradores voluntários no HRSM, permitindo que todos pudessem contribuir sem dificuldades.

*Com informações do IgesDF

Adicionar aos favoritos o Link permanente.