Série com Erika Januza vai mostrar o ‘corre’ das rainhas de bateria

screenshot 14 2 2025 165230 www.instagram.com

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

Com o perdão do clichê, “lugar de fala” é o que não falta para Erika Januza, 39, em seu novo projeto. Rainha de bateria da Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca, ela é criadora, produtora e apresentadora do programa “Rainhas Além da Avenida”, que estreia nesta sexta-feira (14) no GNT.

A ideia da atração, que mostra o “corre” das beldades longe da Marquês de Sapucaí, surgiu para desmistificar todo o glamour em torno dessa mulheres, que ocupam um dos cargos mais cobiçado de uma escola de samba.

Erika explica: “Elas estão ali, fantasiadas e brilhando, mas quando a bateria para e a luz se apaga, elas vão para casa, arrumar as coisas, cuidar dos filhos e dos maridos. Também ficam doentes, enfrentam problemas dos mais diversos e ainda sofrem com os comentários maldosos. Enfim. O programa é para valorizar essas rainhas que são mulheres muito reais, muito de verdade”.

A atriz, que faz sua estreia como apresentadora, conta ainda que não se vê como protagonista do documental. “Queria ser uma observadora olhando de fora e também como uma pessoa de casa que as observa. Queria aproximar do público dessas mulheres tão enaltecidas no Carnaval”. Ela afirma nunca planejou comandar um programa na TV.

“Nunca me imaginei e muito menos nesse lugar, no Carnaval -ela é rainha de bateria desde 2022. “Eu sei como a mulher negra é invisibilizada. Ela não tem protagonismo nem na sua própria história. Eu e Vitor (Carper, também criador da série), como pessoas pretas, temos a possibilidade de falar na televisão sobre um assunto que durante muito tempo era marginalizado, o samba, e hoje a nossa maior festa popular”.

A pressão estética enfrentada pelas rainhas também é um dos assuntos abordados no programa. “Eu tenho uma ideia do que é esse lugar, do que é estar com o pé doendo e a sandália arrebentada. Pode parecer bobagem, mas, para uma mulher que vive sob pressão e quer dar o seu melhor, é muito difícil”.

“Rainhas Além da Avenida” mostra entrevistas com Lorena Raissa (Beija-Flor), Mayara Lima (Paraíso do Tuiuti), Fabiola de Andrade (Mocidade Independente de Padre Miguel), Lexa (Unidos da Tijuca; ela estará fora este ano porque se recupera da perda da filha recém-nascida. A escola anunciou que Lexa não terá substituta), Viviane Araújo (Salgueiro), Andressa Marinho (Unidos de Padre Miguel), Paolla Oliveira (Grande Rio), Evelyn Bastos (Mangueira), Bianca Monteiro (Portela), Maria Mariá (Imperatriz Leopoldinense) e Sabrina Sato (Vila Isabel).

A estreia é nesta sexta-feira (14) e os quatro episódios serão exibidos sempre às sextas, às 21h no GNT, e no dia seguinte, no Globoplay Premium.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.