Escola Classe Chapadinha, em Brazlândia, ganha novo módulo e amplia ensino integral

ibaneis escola chapadinha

Salas de aula com ar-condicionado, praça com mesas e playground, e um impacto significativo na vida de toda uma comunidade. A Escola Classe Chapadinha, em Brazlândia, começou o ano letivo com um novo módulo recém-construído, que vai possibilitar a ampliação do ensino integral na unidade, beneficiando pais e estudantes.

O módulo foi inaugurado nesta sexta-feira (14), em cerimônia que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. “No início do governo me foi apresentado esse projeto dos módulos escolares e eu entendi que seria o melhor caminho. É uma construção mais barata, feita de forma rápida e tem todo o conforto para os alunos. É uma escola feita com pré-moldado, mas tem ar-condicionado, quadros e agora nós estamos ampliando também para fazer as cozinhas e as áreas todas para que as crianças tenham conforto e possam estudar”, destacou o chefe do Executivo.

No evento, o governador também mencionou o Cartão Material Escolar, cujo segundo lote foi pago nesta sexta-feira (14): “É um programa excepcional que atende famílias mais carentes que não tinham condição de comprar o material escolar dessas crianças, que eram submetidas a quase uma humilhação recebendo tudo padronizado, não tinham o direito de escolha. Por outro lado, nós temos 500 papelarias cadastradas e nós demos uma sobrevida muito grande para elas, que estavam quase fechando as portas. Então, nós temos aí os dois lados da moeda sendo atendidos, tanto as crianças quanto os empresários”. 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, por sua vez, ressaltou que uma das metas educacionais do Governo do Distrito Federal (GDF) é seguir ampliando a oferta da educação integral. “Esse é o nosso plano: avançar e dar aos estudantes da rede pública cada vez mais oportunidade de estar na escola mais tempo, inclusive na área rural. Por isso, nós estamos construindo tantos módulos nessas regiões”, enfatizou.

Ampliação

O novo espaço conta com quatro salas de aula equipadas com ar-condicionado, quatro banheiros – sendo dois adaptados para pessoas com deficiência –, uma praça com mesas para descanso e playground novo, divididos em uma área de 874,9 m². As obras de construção duraram cerca de um ano e foram concluídas em janeiro. O investimento total foi de R$ 866,9 mil.

A EC Chapadinha é considerada uma escola do campo, por ter a maior parte de seus matriculados vindos da área rural. Ela conta, atualmente, com cerca de 280 alunos, da educação infantil ao 5º ano. Antes, a unidade já oferecia ensino integral por adesão – apenas para os pais que desejavam inscrever os filhos –, quatro dias por semana e em horário reduzido. Agora, com o novo módulo, a oferta integral alcança todos os estudantes, dez horas por dia e todos os dias da semana.

A ampliação da Escola Classe Chapadinha inclui quatro salas de aula equipadas com ar-condicionado, quatro banheiros, uma praça e playground novo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“É uma comunidade vulnerável, os pais ficam a maior parte do tempo envolvidos na questão agrícola e as crianças, às vezes, ficavam ociosas”, relatou a diretora Jacirene de Oliveira. Ela ainda acrescentou ter sido procurada por alguns responsáveis que agradeceram pela oportunidade de, com os filhos em ensino integral, poderem buscar outros trabalhos para complementar a renda: “É muito gratificante, porque a gente vê a escola fazendo o seu papel social, que não é só a parte de conteúdo, de habilidade.”

Os professores ressaltam o ganho pedagógico. Para Maria Alcina Pimentel, que leciona para o 3º ano, as salas mais amplas e climatizadas – além da oferta das refeições no ensino integral – contribuem para o aprendizado dos pequenos. “As crianças ficam felizes porque estão em ambientes mais agradáveis. Eu estou dando aula em uma sala nova, então é um ambiente totalmente novo, agradável”, definiu, sendo corroborada pelos próprios pequenos. “Gostei muito, achei muito legal”, resumiu Caio Davi, 8 anos. “Tem coisa aqui que não tem no parquinho lá de baixo”, emendou Laysa Sofia, 6, sobre a parte que mais gostou da área nova: o playground.

Já os responsáveis reforçam a fala da diretora. “O pessoal que trabalha na roça agora vai ficar mais seguro, porque muita gente pega a criança e leva para a roça, coloca debaixo de uma árvore para ficar na sombra, outros dão um celular para a criança. Agora não, agora a criança está na escola, está assistida, tem atividades pela manhã e pela tarde, então a gente fica mais tranquilo, com certeza”, celebrou Sílvia Ribeiro. Responsável pela neta, Isadora Ribeiro, 6 anos, a dona de casa acompanhou toda a transformação do colégio, onde os cinco filhos estudaram. “A gente começou com uma escola pequena. Hoje pode dizer que está no céu”, arrematou.

Responsável pela neta, Sílvia Ribeiro comemora a reforma do colégio: “A gente começou com uma escola pequena, e hoje pode dizer que está no céu” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Brazlândia

Ainda na inauguração do novo módulo, o governador Ibaneis Rocha lembrou de outras ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar a vida dos moradores da comunidade Chapadinha. “Aqui nessa região nós fizemos o asfalto que eles pediram, porque vinham na poeira e na lama. Então, fizemos o asfaltamento, estamos entregando aqui essas partes dos módulos e estamos com a construção de uma UBS [Unidade Básica de Saúde] aqui ao lado, para que toda a comunidade da Chapadinha seja bem-atendida. A gente está trabalhando não só nas áreas urbanas, mas também buscando trabalhar nas áreas rurais”, reforçou.

Mais cedo, também em Brazlândia, o chefe do Executivo participou da cerimônia de conclusão das obras de recuperação de trecho da DF-180, que liga os entroncamentos da BR-070 e da BR-080 – ação que contou com investimento de R$ 11 milhões – e anunciou a licitação para recuperar o último trecho da DF-001, na altura do Lago Oeste, além da pavimentação e construção de uma ponte na VC-541, que liga Brazlândia a Águas Lindas de Goiás.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.