Livro Alemão revolta ao associar crianças brasileiras a pobreza

Governo criticou a representação preconceituosa.‘ABC der Tiere – Sprachbuch 4’/Reprodução

A Embaixada do Brasil em Berlim repudiou um trecho de um livro didático alemão que reforça estereótipos negativos sobre o povo brasileiro. A nota foi publicada na tarde desta quinta-feira (13).

No livro, uma criança do Rio de Janeiro é descrita como alguém que não estuda, se alimenta do lixo e sonha em ser jogador de futebol.

Em resposta, a editora Mildenberger, responsável pelo livro, assumiu a responsabilidade e disponibilizou uma página atualizada para download.

O personagem fictício, Marco, originalmente dizia: “Olá, meu nome é Marco. Eu moro no Rio de Janeiro/Brasil. Eu não vou à escola. Pela manhã, procuro restos de comida em latas de lixo. Eu quero ser um jogador de futebol.”

A embaixada brasileira destacou que a taxa de escolarização de crianças no Brasil é de 99,4%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023.

O órgão que representa o Brasil na Alemanha ainda reforçou que os esforços para garantir o acesso à educação e saúde são reconhecidos pelo Banco Mundial, OIT e FAO.

Além disso, o governo dá grande importância à educação e à fome, implementando programas como Bolsa Família e Criança Alfabetizada. O programa de merenda escolar é referência, e o Bolsa Família acompanha o estado nutricional e a frequência escolar das crianças.

A Mildenberger lamentou a abordagem insensível e atualizou a página do livro. Na nova versão, Marco diz: “Olá, meu nome é Marco. Eu moro no Rio de Janeiro/Brasil. Minha disciplina favorita é ‘esportes’. Eu gosto de jogar futebol com outras crianças. Meu sonho é me tornar um jogador de futebol.”

Em seu comunicado, a editora pediu desculpas à comunidade brasileira e afirmou que vai revisar todo o material. Nos comentários, brasileiros criticaram a empresa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.