Favela Talks 2025 apresenta shows gratuitos e debates sobre criatividade

divulgacao favela talks

Inteligência artificial, ocupação territorial, comunicação, música e outros assuntos estarão em destaque na programação do Favela Talks, espaço para aceleração de negócios e carreiras criativas. Os debates serão nesta quinta (13) e sexta-feiras (14), cada um com uma hora de duração, no Teatro Sesi Yara Amaral do Centro Cultural Sesi Taguatinga. Para participar, é preciso retirar os ingressos na plataforma Sympla. Os paineis são gratuitos e começam às 14h.

A quarta edição do projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), por meio do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). “Promover debates sobre criatividade para a população é essencial para fortalecer a identidade local, dar visibilidade às expressões artísticas e estimular o protagonismo das comunidades. Essas discussões ampliam oportunidades para artistas e coletivos, incentivando a produção cultural como ferramenta de transformação social. Com os fomentos, o GDF oferece recursos para que as ideias saiam do papel e os cidadãos possam gerar emprego e renda por meio dessas iniciativas”, destaca o titular da pasta, Claudio Abrantes.

Entre os palestrantes convidados para os paineis, estão a cantora Ebony; a empresária paulistana do grupo Racionais MCs, Eliane Dias; o ativista climático Marcelo Rocha; a pesquisadora em governança e racismo algorítmico mineira Fernanda Rodrigues; os empreendedores sociais Kdu dos Anjos, Raull Santiago e Christiane Silva Pinto; a empresária e criadora da PerifaCon Andreza Delgado; o estrategista publicitário Ogum Doce; e o influenciador manauara e criador da página Funkeiros Cults, Dayrel Teixeira.

Shows gratuitos

Após as tardes de conversa, o Favela Talks promoverá showcases com nove bandas e artistas do DF selecionados por edital, além de três atrações nacionais. Na quinta-feira (12), o Teatro Sesi Yara Amaral receberá um artista selecionado do DF e o cantor paraibano Chico César, das 19h às 21h30.

O cantor Chico César é uma das atrações do Favela Talks | Foto: José de Holanda

No dia seguinte, a noite de showcases será na Birosca do Conic, no Plano Piloto, das 20h à 1h, com quatro artistas do DF subindo ao palco antes da cantora de hip-hop MC Luanna. Para fechar a programação, a quadra do Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão, em Ceilândia, recebe mais quatro artistas do DF antes do show de Ebony, outra representante do hip hop nacional, na sexta (14). Todas as apresentações são gratuitas.

Os ingressos para o show de Chico César devem ser retirados na porta do teatro, uma hora antes da sessão, com doação de 1 kg de alimento não-perecível. Para as demais noites, os ingressos devem ser retirados no Sympla. A entrada de menores só é permitida para pessoas acima de 16 anos, desde que acompanhadas por um responsável legal com comprovante.

O Favela Talks também conta com o Rodadas de Negócio, em que os artistas brasilienses são conectados com grandes players do mercado musical nacional e internacional; o LAB de Mentorias, que visa impulsionar negócios e ideias criativas das periferias do DF; e quatro oficinas voltadas ao desenvolvimento de carreiras criativas. As atividades são voltadas para grupos previamente selecionados.

Veja a programação do Favela Talks 2025:

Quarta-feira (12)

• Showcases – Um showcase selecionado do DF + show Aos Vivos 30 anos, de Chico César
Horário – 19h às 21h30
Local – Teatro Sesi Yara Amaral

Quinta-feira (13)

• Talk 1 – Soluções periféricas para ocupação territorial e crises climáticas, com Marcelo Rocha (empreendedor social e ativista em clima) e Kdu dos Anjos (Lá da Favelinha). Com mediação de Luciana Adão (Futuros Arte e Tecnologia)
Horário – 14h
Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

• Oficina – Fortalecendo e posicionando sua marca nacionalmente, com Artur Santoro (Batekoo)
Horário – 15h às 18h
Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

• Talk 2 – O papel da IA e de outras tecnologias nas favelas, com Gabriela de Almeida (pesquisadora em desinformação, raça e gênero na UnB) e Fernanda Rodrigues (pesquisadora em governança e racismo algorítmico na UFMG)
Horário – 15h30
Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

• Talk 3 – Favela falando pra dentro e pra fora: aulas de comunicação comunitária, com Raull Santiago (empreendedor social e influenciador digital) e Carla Siccos (CDD Acontece). Mediação de Maíra de Deus Brito (professora, jornalista e doutora em Direitos Humanos)
Horário – 17h
Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

• Talk 4 – Códigos e identidades de quebrada na criação de conteúdos na web, com Wes Xavier (Ogum Doce, estrategista publicitário e pensador periférico) e Dayrel Teixeira (Funkeiros Cults)
Horário – 18h30
Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

Showcases – quatro showcases selecionados do DF + show de MC Luanna (SP)
• Horário – 20h às 01h
• Local – Birosca do Conic (Plano Piloto)

Sexta-feira (14)

Talk 5 – Acabou pra diversidade? Perspectivas de futuro para as pautas identitárias na publicidade e comunicação, com Christiane Silva Pinto (AfroGooglers) e Bárbara Bono (estrategista criativa e especialista em marketing digital)
• Horário – 14h
• Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

Talk 6 – Papo reto sobre o mercado do rap nacional – Dennis Novaes (escritor e antropólogo) entrevista Eliane Dias (Boogie Naipe/Racionais MCs)
• Horário – 15h30
• Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

Talk 7 – O futuro dos games no contexto periférico, com Andreza Delgado (PerifaCon) e Anne Quiangala (pesquisadora e criadora de conteúdos para web)
• Horário – 17h
• Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

Talk 8 – “Espero que entendam”: protagonismo feminino na música urbana do Brasil – Ana Paula Paulino (Ubuntu Produções) entrevista Ebony (cantora e compositora)
• Horário – 18h30
• Local – Centro Cultural Sesi Taguatinga

Showcases – quatro showcases selecionados do DF + show de Ebony (RJ)
• Horário – 20h às 1h
• Local – Praça do Cidadão – Quadra do Jovem de Expressão (Ceilândia)

Ingressos

• Retirada de ingressos para os debates: plataforma Sympla
• Show Chico César + showcases: retirada de ingressos físicos uma hora antes da apresentação na porta do teatro, com doação de 1 kg de alimento não-perecível
• Show MC Luanna + showcases: neste link
• Show Ebony + showcases: plataforma Sympla

Para mais informações, acesse o Instagram do Favela Talks.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.