Escalada de roubos de carro é retaliação do Comando Vermelho, diz secretário da Polícia Civil do RJ

BRUNA FANTTI
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

O secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou que o aumento de roubos de veículos no estado verificado no início de fevereiro está relacionado diretamente a uma retaliação da facção Comando Vermelho a operações policiais.

“Essa escalada de roubos que houve no penúltimo final de semana foi relativa a uma retaliação que a inteligência da Polícia Civil detectou por conta do combate forte e efetivo a essa prática de roubo de veículos e de cargas, bem como o combate a toda dinâmica da facção Comando Vermelho”, disse à reportagem nesta terça-feira (11).

“A Polícia Civil vem fazendo um trabalho de combate frontal a essa facção criminosa, atuando nessa parte de roubo de veículos e de cargas, bem como na parte da asfixia financeira, no combate à caixinha do Comando Vermelho”, acrescentou.

Ainda de acordo com Curi, a caixinha funciona como “uma espécie de poupança dessa organização criminosa para financiar pagamento de parentes de presos, faccionados, parentes de presos que estão em liberdade, como se fosse uma previdência da organização criminosa”.

Registros mostram uma média de 206 roubos de carro por dia entre 30 de janeiro e 2 fevereiro. Já houve uma queda: a média de roubos nos primeiros dez dias de fevereiro está em 174 registros por dia.

Segundo o secretário, houve uma reação da facção “numa tentativa de desacreditar e descredibilizar” o trabalho das polícias.

Em setembro do ano passado, disse, houve a força-tarefa Torniquete, contra roubos de veículos. Em outubro, o número de roubos subiu, mas se estabilizou em novembro, com quedas em dezembro e janeiro.

As sucessivas operações e prisões incomodaram bastante a facção, o que gerou a retaliação, prosseguiu Curi.

Desde que a Torniquete teve início, já foram quase 400 presos, sendo que 66% são reincidentes. O secretário defende mudanças na legislação para o cumprimento da pena.

A Polícia Civil tem focado também operações contra a movimentação financeira da quadrilha. Na semana passada, uma operação da DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos de Carros) fez o bloqueio de R$ 18 milhões em uma operação em cinco estados.

A Polícia Militar também afirmou que está realizando operações para diminuir o roubo de carros. De acordo com a porta-voz da corporação, tenente-coronel Cláudia Moraes, já há diminuição na zona norte da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.