RR terá membro titular em conselho nacional da criança e do adolescente pela 1ª vez

Jornalista Paulo Thadeu em evento (Foto: Arquivo pessoal)

O jornalista, professor e produtor cultural Paulo Thadeu Franco das Neves tomará posse como conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para a gestão 2025-2026. Ele será o primeiro representante titular de Roraima no colegiado em 35 anos de existência do órgão.

A cerimônia será nesta terça-feira (11), às 17h (de Brasília), na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), na capital federal. No total, 30 representantes da sociedade civil – sendo 15 titulares e 15 suplentes – serão empossados.

Representatividade da Amazônia

Paulo Thadeu foi indicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entidade eleita para a titularidade no conselho. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper), ele destacou a importância da sua nomeação para o Estado e para a Amazônia.

“O fato de alguém de Roraima ocupar, pela primeira vez, uma cadeira como titular no Conanda é de extrema relevância. É fundamental que a Amazônia esteja representada em conselhos nacionais, especialmente no Conanda, que tem a responsabilidade de zelar pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.

Indígena e com trajetória no movimento social, o jornalista ressaltou o compromisso de representar o Estado e contribuir ativamente dentro do conselho. “Não é apenas um orgulho pessoal, mas uma oportunidade de ampliar a participação da Amazônia na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, acrescentou.

Cerimônia de posse

Além da posse dos novos conselheiros, a cerimônia incluirá a nomeação dos membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) para a gestão 2025-2026. Também será lançada a Campanha de Carnaval 2025 “Pule, Brinque e Cuide” e apresentado o Planejamento Estratégico do Conanda para o biênio.

O evento contará com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, da secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, e de representantes da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), além de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Conanda

O Conanda é um órgão colegiado de caráter deliberativo e controlador das políticas de proteção à infância e adolescência no Brasil. Vinculado ao MDHC, foi criado em 1991 e regulamentado por um decreto de 2018. Os representantes da sociedade civil são eleitos para um mandato de dois anos, conforme previsto no regimento interno do conselho.

O post RR terá membro titular em conselho nacional da criança e do adolescente pela 1ª vez apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.