VÍDEO: Presidente da Caern distorce informação e mente para rebater o que não foi afirmado sobre esgoto em Ponta Negra

Por: Blog do Dina

O presidente da Caern, Roberto Linhares, gravou vídeo para rebater informação que não foi afirmada, distorcendo e confundindo. No sábado, o Blog do Dina publicou matéria em que afirmou que o Ministério Público do RN, através da Promotoria de Meio Ambiente, poupa a companhia. A afirmação, que o blog sustenta, se baseava entre várias evidências, em laudo do Idema sobre procedimento com fim de “acompanhar para solucionar os problemas de transbordamentos crônicos de esgotos nas proximidades do ‘calçadão’ da Praia de Ponta Negra”.

Em seu vídeo, Roberto Linhares rebate “alagamentos na praia de Ponta Negra”, o que não é objeto da reportagem do Blog do Dina, focada no transbordamento de esgoto na praia.

No mesmo dia, a Caern emitiu nota conjunta com o Idema onde afirmou que “As publicações fazem referências a uma ação civil pública de 2021, que trata de obrigações relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário gerido pela Caern.”

Vídeo: Reprodução

A afirmação é genérica, mas não considera que o laudo do Idema aponta responsabilidade da Caern sobre o transbordamento de esgoto sanitário. A nota, ao lançar genericamente toda a reportagem para “ação civil pública de 2021” distorce o que conteúdo do laudo, que não foi produzido para nenhuma ação civil pública, mas dentro do procedimento do ministério Público que apura as causas do transbordamento de esgoto em Ponta Negra.

Em 27 de agosto de 2021, a promotoria de Meio Ambiente solicitou ao Idema que avaliasse se a situação de transbordamento de esgoto em Ponta Negra tinha relação com a má operação da Caern.

Em 29 de novembro de 2021, o diretor do Idema, Leon Aguiar, despacha informando que a área técnica do órgão elaborou parecer solicitado.

Como se vê, o laudo não foi produzido por ocasião de ação civil pública, como quis fazer parecer a nota da Caern, mas dentro de uma apuração sobre transbordamento de esgoto na praia de Ponta Negra. A tática de negar o que não foi afirmado ou tornar genérico o que era específico foi a forma encontrada pela Caern para desacreditar uma apuração que está baseada em documentos.

O Que Diz O Laudo

O documento “INFORMAÇÃO Nº 305/2021 – IDEMA” apresenta uma análise técnica solicitada pela 45ª Promotoria de Justiça de Natal sobre os transbordamentos de esgoto ocorridos no calçadão da Praia de Ponta Negra. O laudo aponta as seguintes questões:

  • Causas dos transbordamentos: O entupimento das redes coletoras de esgoto se deve principalmente ao descarte inadequado de materiais (panos, plásticos, entulhos, óleo de cozinha, entre outros) e ao lançamento de águas pluviais na rede. Ações de vandalismo, como a introdução de materiais estranhos nas tubulações, também são mencionadas como um fator agravante.
  • Ineficiência na manutenção: A manutenção tem sido corretiva e parcial, focada apenas na desobstrução momentânea sem tratar as causas subjacentes, o que mantém o problema como crônico, especialmente em locais como o calçadão.

Explanadas as causas, o Idema concluiu que a Caern é a responsável:

  • Responsabilidades e soluções: O documento afirma que, embora a população contribua para os problemas, cabe à empresa responsável (CAERN) adotar medidas preventivas, realizar manutenções adequadas e atuar para corrigir os pontos críticos de forma definitiva, conforme trecho abaixo reproduzido:
image 31

Igualmente como na reportagem anterior, disponibilizamos a íntegra do laudo do Idema:

laudo-idema-1

 

The post VÍDEO: Presidente da Caern distorce informação e mente para rebater o que não foi afirmado sobre esgoto em Ponta Negra appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.