Jovem artista roraimense realiza exposição gratuita focada nas tradições indígenas

Alícia Bianca, artista plástica (Foto: Arquivo pessoal)

A galeria Franco Melchiorri, localizada no Sesc Mecejana, recebe na próxima segunda-feira (10) a exposição de arte “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, da artista roraimense Alícia Bianca. A abertura será às 19h30 e a mostra poderá ser visitada até o dia 18, com horário de visita das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição destaca a riqueza cultural e a diversidade de Roraima, com foco nas tradições locais, incluindo a presença da cultura indígena e as belezas naturais do Estado dentro das obras. Alícia Bianca, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Roraima (UFRR), apresenta um trabalho que busca refletir a identidade regional através de uma série de 26 obras autorais, que vão de pinturas a releituras de obras famosas, utilizando técnicas mistas e variados formatos.

Com entrada gratuita, a exposição também reflete o crescente reconhecimento da artista, que já conquistou prêmios nacionais e internacionais, além de ter suas obras publicadas em diversas plataformas, como livros e revistas. Entre os principais, estão a pintura do monumento do mascote do grupo de corrida Jabuti do Lavrado, a capa de livros e ilustrações para campanhas internacionais, como a da Delta Cafés, em Portugal.

“Roraima tem, em sua composição cultural, singularidades que necessitam de um olhar artístico apurado para mostrar a sua representatividade, suas raízes e principalmente o seu povo. É uma fonte inesgotável de inspiração. As artes transmitem as belezas e riquezas desse local que me viu crescer. Inspira a alma e instiga a criatividade, é um verdadeiro deslumbre no extremo norte do país. Enfatiza a importância da preservação da cultura e do meio ambiente, mostrando a rica ancestralidade presente no nosso estado, focando na cultura indígena e nas belezas naturais”, afirma a artista.

Com o intuito de proporcionar uma imersão cultural, a exposição traz não apenas uma visão artística, mas também um convite à reflexão sobre a preservação das raízes e da cultura local. A exposição é uma oportunidade para conhecer o trabalho da artista regional e para os visitantes experimentarem a arte como parte da história e a cultura de Roraima.

Alícia Bianca

A desenhista autodidata, de 18 anos, percorre há seis anos por diferentes estilos e técnicas de arte. Ela iniciou a carreira aos 12 como forma de terapia, devido a problemas de saúde. Por incentivo da mãe Josenilda Fernandes, participou e venceu, em 2018, concurso de desenho em Boa Vista, com uma capa regionalizada do Estatuto da Criança e Adolescente de Roraima.

A partir dessa participação, trilhou o seu caminho nos concursos de desenhos a nível nacional e até internacional. Atualmente, Bianca coleciona 17 premiações de primeiro e segundo lugares, premiação especial do júri, menção honrosa, em concursos internacionais, nacionais e regionais de desenho.

Serviço

  • Exposição: “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”.
  • Artista: Alícia Bianca Fernandes.
  • Local: Galeria Franco Melchiorri, Sesc Mecejana, Boa Vista.
  • Abertura: Segunda-feira (10), às 19h30.
  • Período: 11 a 14 de fevereiro e 17 e 18 de fevereiro de 2025
  • Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O post Jovem artista roraimense realiza exposição gratuita focada nas tradições indígenas apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.