Iniciativa leva serviços jurídicos ao público feminino em vulnerabilidade

img 3457

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 2.448 atendimentos na primeira edição de 2025. O evento ocorreu no Nuclão da instituição nesta segunda-feira (3). A iniciativa, realizada desde maio de 2023, oferece diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade.

A novidade desta 20ª edição foi a oferta de consultas com clínico geral, exames de refratometria, ceratometria, refração e oftalmoscopia, além de voucher para avaliação prévia a tratamento de harmonização facial. Os serviços foram prestados pela Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras) e pelo Instituto Aria e Bruno Bastos Harmonização.

Outras novidades foram a oferta de exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, preventivo para mulheres de 25 a 64 anos, consultas de enfermagem, de medicina da família, inserção de DIU, além de consultas, exames oftalmológicos e serviços odontológicos, como limpeza e restauração, ofertados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

A edição de dezembro do ano passado do evento realizado na primeira segunda-feira de cada mês bateu o recorde de parcerias, com 27 órgãos e instituições participantes. “Ao fornecer atendimento médico, suporte jurídico e cuidados estéticos, a DPDF reafirma o compromisso de recuperar a autoestima do público feminino atendido, auxiliando as mulheres a exercerem seus direitos e a construírem um futuro com mais oportunidades e igualdade”, afirmou o defensor público-geral, Celestino Chupel.

Moradora de Taguatinga, Sônia Maria dos Santos já participou de outras edições do Dia da Mulher e comemora a realização do evento mensal em prol das mulheres. “Se hoje eu estou com 90% da minha vida resolvida, eu devo à DPDF e aos outros parceiros que trabalham para que a gente possa ter um futuro melhor”, agradeceu.

*Com informações da AGência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.