Julio Garcia: um articulador político habilidoso

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se prepara para uma nova fase com a eleição do deputado Julio Garcia (PSD) como presidente da Mesa Diretora. Considerado um articulador político habilidoso e respeitado por parlamentares de diferentes partidos, Julio Garcia retorna ao cargo com apoio consolidado e expectativa de uma gestão democrática e pautada pelo diálogo.

A partir deste sábado, dia 1º, além de Julio Garcia na presidência, a nova Mesa Diretora será composta por Fernando Krelling (MDB) como vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT) na segunda vice-presidência, Ana Campagnolo (PL) na secretaria, Marcos da Rosa (UB) na segunda secretaria, e Lucas Neves ou Paulinha (Podemos) na terceira secretaria, com Oscar Gutz (PL) assumindo a quarta secretaria.

Equilíbrio político e expectativas para o relacionamento com o governo

O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) destacou a importância de um Parlamento plural e com espaço para diferentes posicionamentos. “Teremos deputados de oposição, bancadas independentes e muitos da base. Até aqui, houve um bom diálogo entre a Assembleia e o Poder Executivo, e acredito que isso deve continuar neste ano. No entanto, com a proximidade das eleições, cada partido naturalmente tomará seu caminho”, diz Scheffer.

O parlamentar também ressaltou a importância do papel fiscalizador da Alesc e a necessidade de um debate constante sobre projetos que impactem a sociedade catarinense.

Perfil democrático e aproximação com a sociedade

A escolha de Júlio Garcia é vista por diversos deputados como uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre o Legislativo e a população. “Ele tem o perfil de permitir que cada parlamentar exerça seu mandato da forma que achar mais adequada”, afirmou Scheffer.

Segundo ele, que é da bancada do Sul, a Mesa Diretora contemplou diferentes partidos, o que deve resultar em uma gestão democrática. “Cada bancada fez suas indicações, e a composição final reflete uma gestão mais plural. Isso é positivo para a casa, pois facilita o trabalho dos parlamentares e democratiza as decisões”, acrescenta Scheffer.

A expectativa é que a nova gestão mantenha um bom relacionamento com o governo estadual, ao mesmo tempo em que fortaleça a independência do Legislativo, consolidando um ambiente de diálogo e respeito entre os poderes.

The post Julio Garcia: um articulador político habilidoso appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.