Uber é autuada por ponto de apoio a motoristas no Aeroporto de Brasília e responsabiliza Inframerica

A Uber foi autuada pelo governo do Distrito Federal por operar sem licença no ponto de apoio para motoristas no Aeroporto de Brasília. Procurada, a Uber disse que recorreu da notificação e que o espaço é administrado pela concessionária do aeroporto. Procurada, a Inframerica não respondeu. O espaço segue aberto.

Os fiscais da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística apontaram que a Uber descumpriu uma lei distrital ao exercer atividade econômica sem autorização ou não apresentar o documento no local. A empresa tem um mês para regularizar a situação, sob pena de multa e proibição de atuar no ponto de apoio para motoristas. A infração foi registrada na última segunda-feira, 27.

Três semanas antes da inspeção, o Sindicato dos Motoristas de APP do DF (Sindmaap) afirmou ao governo local que a Uber havia descumprido um acordo judicial com a entidade. Depois de disputas na Justiça, o pacto previa que a companhia instalaria banheiros de contêiner e limparia o local ao menos duas vezes por dia. O sindicato se refere pejorativamente ao ponto de apoio como “curralzinho”.

Procurada, a Uber afirmou que informou ao governo que “não é proprietária do espaço, não obtém lucro ou possui qualquer atividade econômica no local”, e que o ponto de apoio é administrado pela concessionária Inframerica.

“A empresa já respondeu ao auto de infração da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do DF, esclarecendo que o bolsão do Aeroporto de Brasília é administrado pela Inframerica, concessionária do aeroporto, e que a Uber não é proprietária do espaço, não obtém lucro ou possui qualquer atividade econômica no local”, disse a companhia, acrescentando que cumpriu o acordo judicial com o sindicato ao promover melhorias no ponto de apoio.

Estadão Conteúdo

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