Festa literária de Maricá homenageia Ziraldo e reúne escritores premiados

dcim100mediadji 0052.jpg

De 1º a 10 de novembro, a 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) ocupará a orla do Parque Nanci com uma série de atividades culturais. O evento, que homenageia o cartunista Ziraldo, promete oferecer uma ampla programação, das 9h às 20h, com palestras, shows, debates e talk shows voltados para todas as idades. A abertura ficará a cargo do escritor Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, um dos maiores sucessos da literatura contemporânea, que participará de um debate sobre resistência e ancestralidade ao lado de Jacques d’Adesky.

Com o slogan “A nossa história a gente escreve aqui”, a edição deste ano reunirá escritores premiados e reconhecidos, como Conceição Evaristo, Ondjaki, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa. A programação também inclui personalidades da música, teatro e filosofia, como Lenine, MV Bill, Clóvis de Barros Filho, Letícia Sabatella e José de Abreu. O espaço contará com três áreas principais: a “Papo Flim”, arena com 400 lugares para debates e talk shows; a “Flimzinha”, dedicada ao público infantil e inspirada na obra de Ziraldo; e uma tenda literária, que abrigará estandes de 100 editoras e 180 selos.

A Flim vai além do universo literário com exposições, como a “Heróis Quilombolas”, que celebra a ancestralidade, além de áreas de tecnologia e robótica. Para o público infantil, a Flimzinha trará contação de histórias, shows de passinho, teatro Lambe-Lambe e personagens como o Menino Maluquinho. As crianças também poderão explorar um parque interativo com brinquedos lúdicos, além de uma fazendinha com plantações e pequenos animais.

Mumbuca Literária incentiva a leitura com R$ 12 milhões em vouchers

Com um investimento de R$ 12 milhões, a Flim distribuirá os vouchers da Mumbuca Literária para mais de 30 mil alunos e servidores da rede municipal de ensino, além de estudantes do programa Passaporte Universitário. Professores e servidores da educação também receberão créditos de 200 mumbucas para a compra de livros, fomentando o hábito da leitura. “Nenhuma feira literária no Brasil tem um alcance tão amplo. Esse ambiente promove conhecimento e engrandece as crianças, nosso principal público”, destaca o secretário de Educação, Marcio Jardim.

O evento é visto como um marco cultural para Maricá, segundo o prefeito Fabiano Horta. Ele ressalta que a Flim cresceu em comparação ao ano passado e se consolidou como uma parte permanente do circuito cultural e educacional da cidade. “A festa tem caráter rotativo e já passou por diversos bairros. A proposta é criar um território vivo que dialoga com todos os cantos da cidade”, afirmou. A programação completa pode ser acompanhada pelos canais oficiais da Prefeitura de Maricá e no perfil do evento no Instagram (@flimrj).

Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM
Data: 1º a 10 de novembro de 2024 
Horário: 9h às 20h
Endereço: Orla do Parque Nanci

Adicionar aos favoritos o Link permanente.