Secretaria da Saúde de Caucaia realiza reunião com a Residência Médica Multiprofissional da Escola de Saúde Pública

Acolhimento de demandas e apresentação de novos líderes marcam o encontro em Caucaia.

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (23/01), uma reunião com a equipe de Residência Médica Multiprofissional (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O encontro, realizado na Unifatene, em Caucaia, foi articulado pelo Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NUMEPS) e teve como foco o alinhamento de demandas e a apresentação da nova gestão da saúde do Município.

Durante a reunião, foi apresentada a nova supervisão da Resmulti em Caucaia, que assume o papel com o objetivo de fortalecer as ações e garantir um suporte mais eficaz aos residentes. Além disso, o novo secretário de Saúde, Moacir Soares, foi apresentado aos participantes, destacando o compromisso da gestão com a saúde pública e o propósito de apoiar as iniciativas da Residência.

Os profissionais residentes e preceptores, responsáveis por integrar o ensino e a prática dos serviços, tiveram a oportunidade de expor suas demandas e desafios enfrentados no cotidiano. Como encaminhamento, a Secretaria Municipal da Saúde comprometeu-se com a reorganização das equipes nos territórios, visando uma atuação mais integrada e eficaz.

O Coordenador do Numeps, Guanacy Dias, destacou que a reunião contribui para fortalecer o programa de residência. “Foi uma reunião significativa, que traz uma aproximação entre o programa de residência e a gestão municipal, além de fortalecer a participação social desses profissionais nos territórios da cidade”, disse Guanacy.

Para a psicóloga e residente de saúde coletiva, Sarah Gadelha, a nova gestão tem demonstrado compromisso com a residência. “Considero que esse momento foi de extrema relevância e esperança, visto que o secretário de Saúde, Dr. Moacir, demonstrou comprometimento em qualificar o processo de trabalho e formação dos profissionais. A nova gestão entende a necessidade e a importância da residência multiprofissional”, afirmou Sarah.

Ações Futuras

A reunião também abordou a continuidade e expansão do programa Resmulti em Caucaia, que atualmente conta com duas turmas (10 e 11), totalizando 26 residentes. Uma das novidades discutidas é a criação de novas residências nas áreas de psiquiatria, pediatria e saúde indígena. Essa expansão visa diversificar as especializações oferecidas e atender melhor às necessidades específicas da população, promovendo um atendimento mais completo e eficaz.

O encontro reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em promover a educação permanente e qualificada dos profissionais da saúde em Caucaia. Com a nova supervisão e a participação ativa dos residentes e preceptores, a pasta reforça o compromisso de que o programa Resmulti continue a se expandir e contribuir significativamente para a saúde da comunidade local.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.