Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são a segunda dupla de mãe e filha no Oscar de melhor atriz

fernanda montenegro fernanda torres

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, mãe e filha foram indicadas ao Oscar de melhor atriz pela segunda vez na história. Torres recebeu a indicação na manhã desta quinta-feira (23), por “Ainda Estou Aqui”, 26 anos após Montenegro competir com “Central do Brasil”, de 1999.

A outra dupla mãe e filha foi Judy Garland com “Nasce Uma Estrela”, de 1954, e Liza Minnelli, por “Cabaret”, de 1972. Enquanto Garland perdeu para a interpretação de Grace Kelly em “The Country Girl”, sua filha levou a estatueta para casa.

Montenegro havia sido indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999, mas não ganhou o prêmio. A vencedora foi Gwyneth Paltrow, pela sua atuação em “Shakespeare Apaixonado”.

Torres compete com as performances de Karla Sofía Gascón, em “Emilia Pérez”; Mikey Madison, em “Anora”; Demi Moore, em “A Substância”; e Cynthia Erivo, em “Wicked”.

Também foram indicadas outras duplas de mãe e filha: Isabella Rossellini e Ingrid Bergman, Diane Ladd e Laura Dern, Goldie Hawn e Kate Hudson e Janet Leigh e Jamie Lee Curtis. Mas, até então, Garland e Minelli haviam sido as únicas concorrendo a melhor atriz.

“Ainda Estou Aqui” também concorre às categorias de melhor filme e melhor filme internacional. Dirigido por Walter Salles, conta a história de Eunice Paiva, papel de Torres, cuja vida muda drasticamente após seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Mello, ser sequestrado e assassinado pela ditadura militar.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal, o longa já recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. Torres também saiu vitoriosa do Globo de Ouro, onde conquistou a estatueta de melhor atriz em drama.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.