População relata a necessidade de árvores serem podadas em várias regiões do DF

img 6009

O Distrito Federal é conhecido pelas suas belas áreas verdes, mas a população tem relatado a necessidade das árvores serem podadas em várias regiões administrativas. Ao Jornal de Brasília, os moradores da Santa Maria contaram que muitas árvores na cidade estão entrelaçadas na rede elétrica, causando riscos às pessoas que transitam no local. Além disso, em outros pontos os galhos estão baixos e até caindo, o que prejudica a locomoção dos pedestres, ciclistas e carros.

Em frente a casa da aposentada Izabel Maria, 65 anos, na quadra 215 da Santa Maria, tem uma árvore que está entrelaçada na rede elétrica e, segundo a moradora, também apresenta risco de queda. “Eu tenho suspeita porque os meninos ficam subindo e eu tenho medo deles levarem choque. Os galhos estão entrelaçados nos fios elétricos. Também tenho medo dela cair por causa do tamanho e está sempre crescendo mais. Pra mim, ela só não caiu ainda porque tem um cabo de aço sustentando ela”, disse.

A aposentada comentou que sempre que passa alguém da Novacap na região pede para que a árvore seja podada, mas os funcionários afirmam que ela precisa abrir chamado pelo site ou telefone. “Eu não sei como abrir esse chamado, até já me indicaram ligar para um número, mas eu não consegui pegar o número certo. Seria bom se eles orientasse a gente que é mais idoso ou passar nos locais e notificar a necessidade da poda”, enfatizou.

Também na 215 da Santa Maria, o aposentado Manuel Sales, 68 anos, relatou que a Novacap costuma realizar a poda das árvores na quadra, mas algumas árvores, em específico, nunca é podada porque estão pegando nos fios de alta tensão. “No ano passado, no início das chuvas, eles [Novacap] vieram e fizeram a poda nesta quadra. Mas as concessionárias de energia tem deixado a desejar porque tem árvores aqui que estão a quase um ano com os galhos na alta tensão e não tem tido providência”, frisou.

img 5983
Crédito: Carolina Freitas

“Quando a Novacap vem eles informam que não podem fazer a poda porque os galhos estão sob os fios de alta tensão. Segundo eles [Novacap], para fazer a poda teria que fazer o desligamento da rede elétrica”, acrescentou Manoel. Por conta desse entrave, os moradores ficam sem saber quem procurar, e se é obrigação da própria população demandar a Neoenergia ou a Companhia Energética de Brasília (CEB).

Do lado da Igreja Católica, Santa Mãe de Deus, na QR 216 da Santa Maria, tem uma árvore que está com os galhos bastante baixos, e até caindo, causando risco aos pedestres e carros. “Essa árvore está necessitando de uma poda urgente, eu que sempre fazia, mas fui orientado a não fazer mais porque seria responsabilidade da Novacap. Se olharmos tem muitos galhos caindo, e até em cima dos carros”, destacou o carpinteiro Paulo Roberto de Souza, 67 anos.

img 5993
Crédito: Carolina Freitas

A árvore fica na frente da casa do Paulo e, inclusive, já está atravessando a rua e chegando quase na sua residência. O carpinteiro também relata dúvidas em como realizar o pedido da poda, como abrir um chamado junto à Novacap ou se pode fazer o pedido na administração local. “Antigamente a gente ia direto na administração, mas eu sei que quem faz a poda é a Novacap. Precisamos de uma orientação nesse sentido, de onde solicitar a poda das árvores”, salientou.

Problema também é visto em Taguatinga

img 6009
Crédito: Carolina Freitas

O assistente social e ciclista, Paulo Giquiri, relatou que ao passar por uma ciclovia em Taguatinga Sul, em frente à QSF 19, próximo ao terminal de ônibus, teve dificuldades no trajeto, já que várias árvores estão com galhos baixos. “Nessa parte da ciclovia, começando no terminal de ônibus e indo até o Setor de Oficinas, os galhos das árvores estão caindo e atrapalha os ciclistas que tem que ficar abaixando a cabeça”, comentou.

Paulo conta que se o ciclista não estiver com capacete e óculos, ele corre grandes riscos. “Sem capacete, o galho pode pegar na cabeça do ciclista e fazer um corte. E sem o óculos, as folhas podem acabar pegando no olho e machucando. Precisa podar essa ciclovia com urgência, os galhos estão caindo pela ciclovia e quando chove é pior. Está gerando muita insegurança para os ciclistas”, salientou.

Em novembro do ano passado, a população solicitou, via ouvidoria, a poda da árvore na ciclovia de Taguatinga Sul, mas até o momento não foi realizado o trabalho. Os riscos da falta de poda das árvores são muitos, inclusive, no período chuvoso em que são relatados, em todo o DF, queda de árvores.

Novacap

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que, atualmente, encontram-se pendentes de execução 2.011 solicitações. A companhia esclarece que as solicitações incluem outros serviços não somente a de podas de árvores, e que nem todos os serviços solicitados exigem necessariamente qualquer tipo de intervenção.

Segundo a Novacap, os técnicos da companhia em seus deslocamentos diários avaliam as condições das árvores e a necessidade de intervenções, além disso a população pode abrir chamado pelo portal do cidadão. “A Novacap destaca que não atua em podas de árvores caso a mesma esteja em contato sobre a rede de energia elétrica. Neste caso, a Neoenergia deve ser acionada”, pontuou a companhia.

O prazo para que a Novacap realize uma vistoria no local é de até 180 dias. “A programação para execução dos serviços baseia-se na complexidade do serviço, necessidade de equipamentos específicos, interação e agendamento com outros órgãos, tais como (Neoenergia, Caesb, Detran, Polícias), sendo obedecidos os critérios de prioridade, estabelecidos na Sessão 4.491, de 13/03/2020, da Diretoria Executiva da Novacap”, diz a nota.

Neoenergia

Em nota, a Neoenergia esclareceu que se a árvore estiver dentro de uma propriedade privada, a poda ou erradicação é responsabilidade do proprietário. Caso esteja em via pública, a poda ou erradicação é de responsabilidade da Novacap. “A Neoenergia só atua quando a árvore não foi podada pelos responsáveis e já está prejudicando a rede elétrica. Nesse caso, é necessário acionar a Neoenergia”, informaram.

De acordo com a Neoenergia, o ideal é que caso a Novacap tenha ido até o local e tenha avistado que os galhos já chegaram na rede elétrica que a própria companhia solicite o desligamento da energia. Mas caso não seja feito, a população pode solicitar pelo canal oficial da empresa, o 116. A Neoenergia reforça que é importante que a população abra chamado nesses casos, para que a mesma possa ir até o local e realizar a poda com segurança.

“Apenas para o período chuvoso, que se iniciou em outubro, foram podadas mais de 30 mil árvores pela Neoenergia. Ao total, em menos de quatro anos de atuação da concessionária, foram mais de 150 mil podas realizadas. Serviço no qual não pertence à distribuidora, mas como não houve poda regular pelos responsáveis, a Neoenergia precisou atuar para não interferir no fornecimento de energia”, salientou.

Saiba mais

A população pode solicitar a poda de árvore pelo portal do cidadão:

Segundo a Novacap, todas as administrações regionais estão aptas a receberem as demandas do cidadão em relação a poda de árvores;

Em caso de árvores que estão pegando na rede elétrica, a população pode acionar a Neoenergia pelo canal oficial da empresa, o 116.

A manutenção da arborização é uma atividade rotineira do Departamento de Parques e Jardins da Novac

Adicionar aos favoritos o Link permanente.