Projeto Praia Acessível faz a diferença na vida de idosos

Com a chegada do verão, aproveitar um dia de sol na praia é a escolha da maioria das pessoas que residem ou visitam o litoral catarinense. No entanto, o que para muitos parece ser uma simples tarefa – chegar à praia, pisar na areia e entrar no mar – para outros se torna um grande desafio. Nesta quarta-feira (22), 18 idosos do Asilo Dom Bosco desfrutaram de um dia de lazer na Praia de Cabeçudas, com direito a banho de mar com o auxílio de cadeiras anfíbias. O grupo foi o primeiro a participar do projeto Praia Acessível, uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí (FMEL) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Dona Margarida, de 94 anos, moradora do Asilo Dom Bosco, contou com o auxílio dos guarda-vidas do CBMSC e a companhia especial de sua filha, Ana Cláudia, que destacou a importância do projeto. “A alegria de vê-los entrando na água é contagiante e se torna uma felicidade para nós também. Espero que essa ação se repita outras vezes”, comentou.

Criado em 2013 pelo CBMSC, o programa Praia Acessível conta com uma equipe treinada que garante acessibilidade e segurança para cadeirantes, idosos, pessoas com deficiência física e com dificuldade de mobilidade. A iniciativa oferece estrutura adequada, transporte e um calendário que inclui diversas entidades e associações. Em Itajaí, o projeto está disponível diariamente nas praias de Cabeçudas e Atalaia, basta procurar uma base de salvamento do CBMSC para solicitar o auxílio dos profissionais.

“A união entre a fundação de esportes e o corpo de bombeiros fortalece ainda mais esse projeto e demonstra o compromisso do poder público municipal em atuar próximo à população”, afirmou o diretor de paradesporto da FMEL, Norton Cordini.

O capitão bombeiro Douglas Tomaz, diz que o projeto foi criado para ir além das funções básicas de prevenção, salvamento e resgate. “Com o tempo, percebemos que muitas pessoas enfrentavam dificuldades para acessar o mar e, por isso, decidimos ampliar nossas funções básicas”, explicou. “Sem essa união entre as instituições, o desenvolvimento e execução do projeto com as cadeiras anfíbias não seria possível”, arremata o capitão.

Os agendamentos podem ser realizados por meio da página do Corpo de Bombeiros de Itajaí (@cbmsc.itajai). A FMEL também divulgará, em breve, o calendário das entidades que serão atendidas. 

The post Projeto Praia Acessível faz a diferença na vida de idosos appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.