Governo Tarcísio divulga lista de aprovados pelo Provão Paulista

ISABELA PALHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A lista de aprovados pelo Provão Paulista 2024 foi divulgada na tarde desta segunda-feira (20). O exame, voltado apenas para alunos de escola pública, dá acesso a cerca de 15 mil vagas em instituições de ensino superior paulistas.

Os alunos podem consultar o resultado na página do Provão.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são alunos de escolas estaduais paulistas. Outros 1.417 estudaram em etecs (escolas técnicas) do Centro Paula Souza, 212 em institutos federais, 225 de escolas municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.

Os convocados na primeira chamada deverão, obrigatoriamente, efetuar a matrícula conforme o cronograma e as normas de cada instituição de Ensino Superior.

Nesta edição, o exame vai ofertar vagas em cinco instituições de ensino superior paulistas para os alunos que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas. São elas: USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

Dessas 15 mil vagas, parte será oferecida a cursos com aulas que têm início no primeiro semestre de 2025, na USP, Unesp, Unicamp e Fatecs, e parte nos cursos que têm aulas iniciadas no segundo semestre, nas Fatecs e Univesp.

Um novo processo de escolhas será aberto em março do ano que vem para as turmas que terão aulas iniciadas no segundo semestre. Nesse caso, os estudantes poderão optar por quatro cursos nas Fatecs e quatro opções na Univesp.

PSICOLOGIA FOI O CURSO COM MAIOR PROCURA

Segundo a secretaria, o curso de psicologia na USP foi o que registrou mais concorrência no processo seletivo. Foram 786,4 candidatos para cada vaga. Fisioterapia na USP foi o segundo mais concorrido, com 618,7 candidatos por vaga.

Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração, em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi arquitetura e urbanismo, com 514,7 candidatos por vaga.

O Provão Paulista foi aplicado pela primeira vez em 2023. Na edição 2024, os alunos do 3º ano do ensino médio fizeram o o exame em 30 e 31 de outubro.

A proposta do Provão Paulista, uma espécie de “Enem estadual”, é que os candidatos façam as provas ao longo do ensino médio. Para estudantes do 3º ano que participaram da primeira edição da avaliação em 2023, quando estavam no 2º ano, a prova de múltipla escolha tem peso de 50% e a redação, de 20%.

Para aqueles que estão agora no 2º ano, a prova de múltipla escolha vale 25%, enquanto a de 2023 valia 15%. Em 2025, quando esses estudantes estiverem na 3º ano, a prova de múltipla escolha terá peso de 40%, e a redação, de 20%.

Estudantes de outras redes públicas de ensino também podem fazer o Provão Paulista. Para isso, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.