Ajuda humanitária entra em Gaza após cessar-fogo, diz ONU

Caminhões com ajuda humanitária entrando em Gaza em 2023Reprodução / Reuters – 25.11.2023

Caminhões carregando ajuda humanitária entraram em Gaza neste domingo após uma trégua entre Israel e o Hamas entrar em vigor, disseram as Nações Unidas.

“Os primeiros caminhões de suprimentos começaram a entrar” minutos após o cessar-fogo entrar em vigor na manhã de domingo, disse o oficial de ajuda da ONU Jonathan Whittall, chefe interino da agência Ocha da ONU para os territórios palestinos, na rede X.

“Um esforço massivo está em andamento nos últimos dias de parceiros humanitários para carregar e preparar para distribuir uma onda de ajuda por toda Gaza”. 

Etapas do acordo

A proposta de cessar-fogo, intermediada por autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, bem como de Israel e do Hamas, tem três etapas.

O primeiro passo do acordo consiste em uma trégua de seis semanas no conflito e a libertação de 33 reféns israelenses em troca de mil prisioneiros palestinos.

Também está prevista a retirada gradual do Exército israelense do Corredor Filadélfia, na fronteira entre Egito e Gaza, e o retorno dos palestinos deslocados ao norte do enclave.

Além disso, centenas de caminhões de ajuda humanitária entrarão diariamente no território palestino, para reduzir os efeitos da crise humanitária na região destruída pela guerra.

A segunda etapa começa 16 dias depois, com a libertação de todos os outros reféns israelenses – cerca de 98, segundo o site Axios -, um cessar-fogo permanente e a saída completa dos soldados de Israel.

A terceira e última parte do acordo vai focar em enviar os restos mortais dos reféns que não sobreviveram ao cativeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.